Austrália abrirá o Challender Series de 2025 com a volta do Newcastle SURFST. O anúncio foi feito pela WSL em comunicado oficial. A competição reunirá 120 competidores na divisão de acesso da Liga na icônica praia de Merewether, em Newcastle, em busca de uma vaga para o Championship Tour (CT) de 2026. A competição traz uma boa lembrança para os brasileiros, pois Italo Ferreira venceu a última edição realizada lá, em 2021, em uma dobradinha com Gabriel Medina no pódio.
A prefeita de Newcastle, Nuatali Nelmes, destacou o apoio histórico da cidade ao surf. “A cidade de Newcastle patrocina o Surfst há quase 40 anos e também ajudou a atrair a Rip Curl Newcastle Cup em 2021. Esse evento mostrou Newcastle para uma audiência global de mais de 10 milhões de pessoas e gerou cerca de 15 milhões de dólares para nossa economia, mesmo sem a presença de turistas internacionais devido à pandemia”, afirmou.
Nos últimos anos, o surf cresceu em popularidade, com os eventos da WSL em 2023 atraindo mais de 120 milhões de espectadores pela televisão e gerando mais de 500 milhões de interações nas redes sociais. “Adicionar o Surfst ao Challenger Series de 2025 trará benefícios econômicos, culturais e turísticos significativos para Newcastle e a região de Hunter”, acrescentou Nelmes.
+ Junte-se a Kelly Slater em campanha contra a caça de golfinhos
O Newcastle SURFST é um evento tradicional, que já contou com a participação de grandes nomes do surf, como Kelly Slater, Stephanie Gilmore e Mick Fanning. A edição de 2025 será a maior desde março de 2020, marcando a volta de um grande contingente internacional de atletas.
Warren Smith, fundador e diretor do SURFST, expressou gratidão aos parceiros envolvidos. “Ter o evento de abertura do Challenger Series aqui, exibindo nossas praias e o Merewether Beach, é uma grande notícia para Newcastle e a região de Hunter”, disse Smith.
Dos competidores locais, apenas dois conquistaram o troféu do Surfst: Philippa Anderson, em 2009, e Jackson Baker, em 2022. Ambos seguem na Challenger Series e esperam usar o evento como trampolim para a qualificação em 2025. “É um sonho realizado, não só para mim, mas para toda a comunidade local”, comentou Baker, que ainda se recupera de uma lesão no joelho.
A edição de 2025 do Newcastle SURFST será realizada de 1º a 8 de junho. O calendário completo do Challenger Series será divulgado em breve.