26 C
Papeete
segunda-feira, 27 maio, 2024
26 C
Papeete
segunda-feira, 27 maio, 2024

Projeto Ondas constrói legado

Encerrando as comemorações pelo sucesso dos 15 anos do Projeto Ondas, a instituição promove no próximo dia 9 de dezembro, sexta-feira, um evento no Delphin Hotel (que fica na Av. Miguel Estefno, 1295, na Enseada, em Guarujá), às 18h, com a presença de ex-alunos, ex-colaboradores e todos que contribuem com esta caminhada idealizada por Jojó de Olivença.

Afinal, são 15 anos de legado, criando uma rede de parcerias pela transformação social e apoiando gerações através do surf. Foram mais de 700 crianças e adolescentes atendidos e cerca de 3800 pessoas impactadas. Alunos que, através do surf, descobriram que podem sonhar e são, já adultos, realizam seus sonhos.

Atualmente, o Projeto abraça 60 crianças entre 7 e 12 anos de idade, que frequentam o Ondas no contraturno escolar. A Organização da Sociedade Civil (OSC) Projeto Ondas é uma escola de educação social, cuja missão é contribuir para o desenvolvimento integral de crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade socioeconômica e de suas famílias, através do esporte, educação e cidadania.

+ 11 brasileiros confirmados na elite do surf mundial em 2023

+ Uma hora em Pipeline com John John Florence

+ Campeões paulistas e do Brasil Surf Tour 2022 coroados em Ubatuba

E tudo começou lá atrás, do sonho do surfista Jocélio de Jesus, conhecido como Jojó de Olivença, que nasceu em Ipiaú, na Bahia,e foi Bicampeão Brasileiro de Surf, nos anos de 1988 e 1992.

Em 1998, ao deixar o Circuito Internacional de Surf, Jojó criou uma escola particular de surf na Praia da Enseada, em Guarujá, em parceria com Roberto Roman (do Delphin hotel), o professor Denis Eleutério e a esposa Adriana, e logo notou as crianças e adolescentes que viviam por ali catando latas na areia, e vinham pedir para surfar.

Jojó, então, passou a oferecer aulas gratuitas de surf para a turminha que não parava de crescer. Entre uma onda e outra, conversavam sobre a vida, valores que inspiram boas jornadas e o respeito ao meio ambiente. Jojó resolveu então que iria dedicar sua vida à missão de melhorar, da sua maneira, a vida dessas crianças e adolescentes.

No ano de 2007, Jojó e sua família decidiram dar mais um passo: fundar a ONG Projeto Ondas. Conseguiram uma casa para receber as crianças no contraturno escolar e começaram a oferecer também suporte no aprendizado de português e matemática.

Depois, veio a educação ambiental, a inclusão digital, as palestras sobre valores, o serviço social e psicológico. Aos poucos as famílias das crianças foram se aproximando, buscando orientações e ampliando a visão de mundo que tinham.

Desde então, muitas histórias já passaram pelo Projeto Ondas. Muitas delas deram continuidade a seus estudos em universidades, estão empregados ou realizando atividades sociais que beneficiam e ajudam a transformar a realidade e o meio onde residem.

Em 2018, o Projeto Ondas deu mais um passo importante, utilizando os aprendizados de sua jornada para criar sua própria metodologia, em parceria com a consultoria Cidade Escola Aprendiz, que resultou no seu Projeto Político Pedagógico e Currículo. Esse foi o pontapé inicial para que a OSC pudesse conquistar mais parcerias e potencializar seu impacto na sociedade.

E para continuar essa jornada nos próximos 15 anos, Jojó conta com você nessa remada, para fazer parte dessa transformação e contribuir com os sonhos das futuras gerações.

Sobre o Projeto Ondas

Projeto Ondas
O Projeto Ondas atua através de três programas integrados que unem esporte, educação e serviço psicossocial. Foto: Reprodução

Completando 15 anos de existência em 2022, o Projeto Ondas atende cerca de 90 crianças e adolescentes, sendo que já beneficiou mais de 700, além de influenciar indiretamente na vida de mais de 5 mil pessoas. Muitas deram continuidade a seus estudos em universidades, estão empregadas ou realizando atividades sociais que beneficiam e ajudam a transformar a realidade e o meio onde residem.

As atividades do projeto são realizadas no contraturno escolar e servem para, além de incentivar a prática do surfe, complementar o ensino dado nas salas de aula, com reforço em português, matemática, informática, educação ambiental, palestras sobre valores, além de assistência psicossocial e jurídica para os alunos e suas famílias.

O Projeto Ondas conta com o apoio da Prefeitura de Guarujá, FUMCAD, Brasil Terminal Portuário, Banco Daycoval, Santos Brasil, Banco Pan, Wilson Sons e Instituto ACP, além de outros colaboradores, como Overboard, Ibis Style Guarujá, Delphin Hotel, Dona Eva, Anasol e Layr.

Receba nossas Notícias no seu Email

Últimas Notícias