25.4 C
Hale‘iwa
sexta-feira, 26 abril, 2024
25.4 C
Hale‘iwa
sexta-feira, 26 abril, 2024

Prefeitura do Guarujá nega pedido de associação para prática do surf

A Prefeitura do Guarujá negou o pedido para prática do surf feito pela Associação de Surf do Guaruja (ASG). Entretanto, desde ontem (15), foi liberado o uso parcial dos calçadões das praias da cidade durante os dias de semanas.

No início da semana, a ASG fez uma carta ao prefeito para liberação da praia para esportes individuais. No mês passado, o governo municipal publicou o decreto 13.568, que proíbe o acesso à faixa arenosa para qualquer finalidade, incluindo as práticas esportivas, por tempo indeterminado.

LEIA MAIS: ILHAS REUNIÃO: SURFISTA É PERSEGUIDO POR HELICÓPTERO E FOGE PELA MATA. ASSISTA

“Entendendo que o referido Decreto se mostra rigorosíssimo, e não demostrado riscos excessivos de dano à ordem público administrativa, a prática de esportes individuais praticados na areia e no mar (como caminhada, corrida, natação, surf), não representam risco, muito pelo contrário, se mostra necessário para a manutenção de uma boa saúde, notadamente para os idosos, resguardado aglomerações”, afirma trecho da carta da ASG.

Carta da ASG:

Em reposta, a prefeitura diz que segue a determinação definida pelos nove prefeitos da Baixada Santista via Condesb, de que ainda não é possível utilizar as praias da cidade. A determinação reitera que a medida também foi adotada pelas principais cidades litorâneas não só no Brasil, mas em diversas cidades do mundo.

A prefeitura também informou em nota que o Município vem analisando, de forma metropolitana, riscos e formatos para um possível relaxamento de algumas medidas restritivas impostas em razão da pandemia, mas observa que a liberação para a prática do surf acentuaria o potencial de atração de frequentadores às praias, inclusive vindos de outras cidades, podendo causar distúrbios nas barreiras rodoviárias e nas travessias marítimas, montadas, também, em razão da pandemia.

LEIA MAIS: “SURF É SAÚDE. ASSINE”: SURFISTAS DE IMBITUBA CRIAM PETIÇÃO

Em um post no Facebook, o prefeito de Guarujá Válter Suman pediu a colaboração dos surfistas. “Preciso e peço de coração a toda essa galera fantástica do surf que sempre foram grandes parceiros de toda nossa cidade e sociedade que me ajudem nessa missão fundamental de co-responsabilidade para que juntos, passemos o mais breve possível por esses tempos difíceis onde um vírus está colocando a paciência, a temperança, a harmonia e solidariedade a todas as provas pelas quais a raça humana já passou e passa agora novamente”, escreveu o prefeito.

https://www.facebook.com/valtersuman/photos/a.288330467982055/1634203036728118/?type=3&theater

Calçadão parcialmente liberado

A Prefeitura de Guarujá liberou o uso parcial dos calçadões das praias da cidade durante os dias de semana. Caminhadas e outras atividades físicas ou esportivas, além de passeios com animais domésticos estão permitidos, exceto aos finais de semana prolongados. A determinação de evitar aglomerações continua valendo.

De acordo com a prefeitura, está proibida a circulação nos calçadões em pontos facultativos, feriados e fins de semana que os antecedem ou sucedem.

Receba nossas Notícias no seu Email

Últimas Notícias