O Corona Saquarema Pro, apresentado por Banco do Brasil, encerra a temporada de 2024 do Challenger Series, torneio que classifica os melhores surfistas do ranking para a elite do surfe mundial. De 12 a 20 de outubro, o campeonato será realizado na Praia de Itaúna, em Saquarema, no Rio de Janeiro. Como parte da divulgação do evento, a WSL apresentou para o público o pôster oficial da competição, com o objetivo de mostrar diferentes perspectivas da competição e do esporte.
Neste ano, coube ao artista e ilustrador Gustavo Pergoli, conhecido como “Perg”, de 29 anos, a criação da arte de divulgação do evento pela primeira vez.
Inspirado na narrativa das histórias em quadrinhos, Perg buscou criar uma composição em vetor bastante impactante. As cenas dos atletas surfando receberam influência de registros de edições anteriores, assim como imagens capturadas pelos fotógrafos e filmmakers Kaique Silva e Ana Catarina, buscando trabalhar ainda com elementos de variadas formas e cores vibrantes para trazer a dinâmica e movimento característicos do esporte e das competições.
+ Mulheres estreiam no 2º dia do Corona Cero Dream Tour São Chico
“O pôster traz as cores do Brasil e mostram uma paleta predominantemente azul em menção ao céu e ao mar. Em verde e amarelo estão os elementos gráficos que representam a sensação de movimento e a dinâmica das manobras do surfe”, explica o artista.
Sobre a escolha dos elementos, Perg diz ter levado para a obra alguns dos momentos típicos presentes em um evento, porém, trazendo perspectivas de diferentes visões como, por exemplo, da torcida, dos surfistas em situações distintas – remando e realizando uma manobra – além do olhar especial do Saquá, o primeiro mascote da WSL Brasil, inspirado no pássaro socó-dorminhoco, espécie típica da região de Saquarema.
“É bastante simbólico saber que meu trabalho vai chegar para todo o mundo. Sempre tive ligação com esportes e aprendi a surfar. Poder ver minha arte envolvida com a modalidade e demonstrar o meu trabalho para pessoas de todo o mundo é um motivo de muito orgulho para mim”, concluiu Perg.
O Challenger Series representa a divisão de acesso para a elite do surfe global. Dos três níveis de torneios dos circuitos da World Surf League, está situado entre o Championship Tour (CT), que define os campeões mundiais da temporada no masculino e no feminino, e o Qualifying Series, responsável pela revelação de novos talentos na modalidade.
No Circuito Mundial, o Brasil possui sete títulos conquistados nos últimos dez anos – por Gabriel Medina (2014, 2018 e 2021), Adriano de Souza (2015), Ítalo Ferreira (2019) e Filipe Toledo (2022, 2023). Desses campeões, Filipe Toledo já venceu a etapa brasileira do Championship Tour quatro vezes, incluindo Saquarema em 2018, 2019 e 2022, e Barra da Tijuca em 2015, já Ítalo Ferreira venceu a etapa de Saquarema nesta temporada, resultado importante para o levar ao Lexus WSL Finals e conquistar o segundo lugar mais alto do ranking mundial.
Já no feminino, o melhor resultado em Saquarema foi conquistado por Tatiana Weston-Webb, que ficou com o terceiro lugar em 2018, 2022 e 2024. Medalha de prata este ano nos Jogos Olímpicos de Paris 2024, a gaúcha esteve no Finals deste ano e terminou o Circuito Mundial na terceira posição.