Um homem de 46 anos precisou passar por cirurgia após ser mordido várias vezes por um tubarão enquanto nadava na costa de San Diego, sul da Califórnia (EUA), de acordo com as autoridades locais.
O homem “sofreu múltiplas mordidas” em Del Mar, Califórnia, na manhã de domingo, disse Jon Edelbrock, diretor de serviços comunitários e chefe dos salva-vidas da cidade, à reportagem do portal estadunidense CNN.
O incidente ocorreu pouco antes das 9h, cerca de 100 metros da costa de Del Mar, em frente ao posto dos salva-vidas, segundo Edelbrock.
+ Punta Roca recebe a elite do surf para o El Salvador Pro 2024
A vítima estava entre um grupo de nadadores experientes que nadam rotineiramente na área quando foi mordido na região do abdômen e sofreu ferimentos nos braços e nas mãos, disse Edelbrock.
Ele conseguiu chegar à praia com a ajuda de seus amigos. Os salva-vidas prestaram os primeiros socorros e ele foi rapidamente transportado para um centro de trauma. Como resultado, um trecho de dois milhas da praia ficará fechado por 48 horas, disse Edelbrock.
Após o ataque, pesquisadores do Shark Lab da Universidade Estadual da Califórnia em Long Beach responderam para coletar amostras de água e analisar a roupa de mergulho da vítima em busca de possíveis amostras de DNA para tentar determinar o tamanho e o tipo de tubarão envolvido. “Provavelmente, foi um tubarão-branco juvenil”, disse o diretor do Shark Lab, Chris Lowe, à CNN.
Os pesquisadores tentarão uma nova ferramenta científica para, esperançosamente, um dia ser capaz de determinar se o tubarão envolvido no incidente de domingo pode ser detectado na área em outro momento. “Esperamos usá-la no futuro para monitorar e ajudar os salva-vidas a gerenciar as praias,” disse Lowe.
Embora os tubarões sejam abundantes na área, mordidas de tubarão são raras, disse Lowe.”O que é interessante é que temos monitorado esse local porque é conhecido como um local de agregação juvenil,” ele disse. “Marcamos mais de 60 tubarões lá ao longo dos anos e eles são detectados rotineiramente. Detectamos quatro hoje.”
Um estudo com drones realizado pelo laboratório e publicado no ano passado descobriu que, em toda a Califórnia, tubarões-brancos jovens nadavam muito perto das pessoas sem que os nadadores sequer notassem. “E há uma menor probabilidade de ser mordido em um local de agregação de tubarões do que em um local sem agregação”, disse Lowe.
“Sabe-se que os tubarões evitam as pessoas, mas de vez em quando cometem erros,” disse Lowe. “É possível que o tubarão envolvido neste incidente estivesse literalmente apenas passando”, concluiu.
Este é o segundo incidente de interação entre humanos e tubarões no sul da Califórnia que ganhou destaque nos últimos dias. Durante o fim de semana um jovem surfista foi mordido por um tubarão em T Street, em San Clemente, o que levou ao fechamento das praias na cidade. Vale lembrar que Trestles, pico que receberá o WSL Finals 2024 em setembro desse ano, fica nessa mesma região.
Fonte: CNN