26 C
Papeete
domingo, 21 julho, 2024
26 C
Papeete
domingo, 21 julho, 2024

População devolve ao mar tubarão encalhado na Ilhabela

Um tubarão foi avistado encalhado na Praia do Perequê, em Ilhabela, São Paulo, no último fim de semana. Banhistas filmaram o animal na faixa de areia e o episódio foi reportado à Defesa Civil.

O Instituto Argonauta foi acionado, mas, ao chegar ao local, o tubarão já havia sido devolvido ao mar pela população.

ASSISTA: Tubarão faz rotação na frente de surfista no Havaí 

De acordo com o instituto, trata-se de um tubarão-azul (Prionace glauca), espécie que vive praticamente em todos os mares tropicais e subtropicais. Ele pode medir até 4 metros e viver até os 20 anos de idade.

Segundo o oceanólogo e residente do Instituto Argonauta Hugo Gallo Neto, é normal a observação de tubarões na costa do Litoral Norte.

Vídeo: Vale 360 News

“Eles fazem parte da fauna marinha e felizmente tivemos poucos incidentes envolvendo tubarões nos últimos 30 anos, apenas dois. É uma espécie que não ocorre na costa, é um tubarão de mar aberto. Ele encalhou devido às condições de saúde, ou por conta da interação antrópica com arte de pesca. É uma espécie que precisa nadar para manter a respiração, o que também pode ter contribuído para o encalhe”, comentou Hugo.

O Instituto Argonauta orienta as pessoas a não se aproximarem de um animal como esse encalhado, pois ele, ao tentar se defender, pode morder.

O ideal a se fazer em casos como esse, é isolar a área e acionar o órgão ambiental responsável da região ou até mesmo o Corpo de Bombeiros.

Fonte: band

Receba nossas Notícias no seu Email

Últimas Notícias