O uso de caixas de som nas praias não é mais permitido na capital do Rio de Janeiro. Um decreto do prefeito Eduardo Paes, publicado da última terça-feira (26) do Diário Oficial do Município, dá “efetividade à proibição legal de utilização de caixas de som ou quaisquer meios de amplificação sonora nas praias da Cidade do Rio de Janeiro”.
+ Zeke Lau e Jacob Willcox: clima tenso no outside
+ Safra da tainha abre neste domingo e restringe surf em Floripa; confira regras
+ As 10 melhores praias do mundo para visitar em 2022, segundo o Tripadvisor
O decreto determina ainda a apreensão dos equipamentos pela Guarda Municipal do Rio no caso de descumprimento. O recolhimento será formalizado com a emissão de Termo de Retenção de Equipamento Sonoro (TRES) e deverá ser objeto de resolução.
A exceção é para o uso dos equipamentos de amplificação sonora exclusivamente para a promoção de atividades desportivas ou de lazer devidamente autorizadas pela Prefeitura do Rio. Caixas de som também são permitidas em eventos autorizados pelo município em áreas públicas e particulares no município do Rio de Janeiro.
O objetivo do decreto é tornar eficazes as medidas de controle e fiscalização das fontes de poluição sonora nas praias e parques da cidade.
+ Sete praias para você aprender a surfar
Por Agência Brasil