24.7 C
Suva
sexta-feira, 22 novembro, 2024
24.7 C
Suva
sexta-feira, 22 novembro, 2024

Piscina de ondas na Inglaterra vai exigir licença para surf no “modo avançado”

Piscina de ondas The Wave, em Bristol, fará testes para comprovar habilidade dos surfistas antes de entregar a licença para surfar sua maior onda

Por Redação HC

Há poucos meses, no final de 2019, as primeiras ondas abertas ao público começaram a quebrar na The Wave, piscina de ondas na cidade de Bristol, na Inglaterra. Com a tecnologia Wavegarden — a mesma que será usada no Surf Land, em Garopaba — , o empreendimento foi um dos primeiros a funcionar com esse nível de acessibilidade, e vangloriava-se de produzir algumas das maiores ondas artificiais já feitas — na casa dos dois metros na configuração “avançada”, dizia a propaganda.

Desde então, a frequência do público tem sido um relativo sucesso. Relativo pois os surfistas estão lá, mas nem sempre conseguem aproveitar. Foram diversos relatos de “clientes” que não estavam preparados para as condições do surf na piscina (!), com alguns dos problemas sendo descritos numa reportagem de James Tierney para o Beach Grit:

“Um número razoável de pessoas está tendo dificuldades em ser honesto sobre suas habilidades. Minha sessão foi estragada por um grupo de iniciantes que nunca conseguiam nem dropar direito, nem saíam da frente do surfista que estava atrás”, disse o jornalista.

E isso foi antes que a onda começasse a funcionar no modo “avançado”.

Para evitar mais problemas do tipo, a direção da piscina de ondas decidir entregar uma licença, conseguida mediante um teste e obrigatória para o surfista que quiser aproveitar as condições maiores na água doce.

“Todas nossas ondas são sujeitas a um rigoroso teste de saúde e segurança antes de começarem a funcionar, mas estas ondas estão definitivamente um passo acima de nossa configuração atual, então precisamos ter certeza de que você saberá lidar com a situação garantindo não apenas a sua segurança mas também a dos demais surfistas na água”, diz o comunicado que explica a novidade. Segundo eles, para conseguir a licença…

“… você deve estar apto a [nossa tradução livre]:

  • Surfar confortavelmente ondas acima de dois metros
  • remar em ondas grandes e com correnteza
  • dar o joelhinho
  • dropar com consistência
  • conseguir acelerar sozinho
  • fazer manobras
  • lidar com as sessões da onda
  • ter uma postura respeitosa com os demais dentro da água”

Para entrar na fila de testes, é preciso fazer um cadastro no site do grupo. Os exames e a distribuição de licenças devem começar em breve.

E aí, amigo surfista? Quer pegar umas “bombas” na água doce”?

Veja também:
Garopaba terá piscina de ondas de R$ 250 milhões

Receba nossas Notícias no seu Email

Últimas Notícias