De 06 a 12 de novembro, a famosa direita do Pico de Matinhos, no Paraná, recebe a quarta etapa do Circuito CBSurf Taça Brasil. O campeonato reúne atletas de todo Brasil em busca das melhores posições do ranking de acesso para a elite nacional, o Dream Tour 2024.
São esperados 240 participantes, que além da pontuação, competem pela premiação em dinheiro de R$20 mil para os primeiros colocados.
“A gente espera que seja um sucesso como foi a etapa do brasileiro no ano passado. A tendência é que lote as inscrições nas duas categorias, porque a galera está na expectativa de surfar essa onda do Pico de Matinhos. É uma honra estar à frente de um evento tão importante que fomenta o comércio, o município e todos que estão envolvidos”, disse o Presidente da Federação Paranaense de Surf, Renato Trogue.
O paranaense Edson de Prá conquistou o título da primeira etapa do Circuito em Ipojuca no litoral sul de Pernambuco, e atualmente está em terceiro lugar no ranking. “Estou feliz que a etapa vai ser no quintal de casa, é uma onda que eu treino todos os dias e conheço bastante. A minha expectativa está a milhão, estou brigando pelo ranking e estou bem confiante e feliz por ter a família e amigos torcendo por mim na praia”, disse.
“Matinhos sempre foi palco de uma das melhores ondas do sul do Brasil, sem falar que é um verdadeiro celeiro de grandes campeões do surf Nacional e internacional. Nos dá muito orgulho poder realizar uma etapa que chama a nata do surf brasileiro para desfrutar deste icônico pico de surf”, afirmou o Presidente da CBSurf Teco Padaratz.
“O Brasileiro de surf em Matinhos vem consolidar e reafirmar o Pico de Matinhos, que hoje é uma das melhores ondas do Brasil e com certeza é um evento que vem também abrilhantar toda a área esportiva dos Jogos de Aventura e Natureza e da Operação Verão do Paraná. O esporte como indutor do turismo e movimentando toda a orla do estado. Parabéns FPS e CBSurf por fazerem um grande trabalho e essa parceria vem para tornar o surf um dos maiores esportes do mundo, que hoje já o é, e tem demonstrado isso pelas medalhas que tem trazido”, declarou o Secretário de Estado do Esporte do Paraná Helio Wirbiski.
As etapas passadas foram em Porto de Galinhas (PE), Baía Formosa (RN) e São Francisco do Sul (SC).
Ranking com os dez primeiros colocados após três etapas:
Masculino
- Lucas Vicente (SC) 14000 pts
- Alex Ribeiro (SP) 11100 pts
- Edson de Prá (PR) 11000 pts
- Deyvson Santos (RN) 10800 pts
- Israel Júnior (RN) 10500 pts
- Weslley Dantas (SP) 10000 pts
- Pedro Dib (SP) 10000 pts
- Luel Felipe (PE) 9700 pts
- Renan Pulga (SP) 9700 pts
- Guilherme Lemos (RJ) 9700 pts
Feminino
- Julia Duarte (RJ) 21400 pts
- Tais Almeida (RJ) 17100 pts
- Nathalie Martins (PR) 15200 pts
- Kemily Sampaio (SP) 15200 pts
- Kiany Hyakutake (SC) 15000 pts
- Sophia Gonçalves (SP) 13800 pts
- Monik Santos (PE) 13600 pts
- Alexia Monteiro (RS) 13400 pts
- Potira Castaman (SC) 13400 pts
- Gabriely Vasque (PR) 11900 pts
O Circuito CBSurf Taça Brasil 2023 é realizado pela Confederação Brasileira de Surf (CBSurf) em parceria com a Federação Paranaense de Surf (FPS).
A competição pode ser acompanhada ao vivo pelo canal CBSurf Play, no YouTube.