24.7 C
Suva
sexta-feira, 6 dezembro, 2024
24.7 C
Suva
sexta-feira, 6 dezembro, 2024

Phyllis O’Donnell, primeira campeã mundial de surf, morre aos 87 anos

Phyllis O’Donnell, a primeira mulher a conquistar o título de Campeã Mundial de Surf, faleceu aos 87 anos. O’Donnell, uma pioneira do esporte, foi um dos grandes nomes do surf profissional, especialmente em sua terra natal, a Austrália, durante as décadas de 1960 e 1970. Em 1964, na Praia de Manly, em Sydney, ela venceu a californiana Linda Benson e entrou para a história ao ser coroada como a primeira campeã mundial de surf feminino. Na mesma ocasião, o australiano Bernard “Midget” Farrelly conquistou o título masculino.

A importância de O’Donnell para o surf feminino foi relembrada por Stephanie Gilmore, oito vezes campeã mundial e também australiana, que homenageou a lenda em suas redes sociais. “Phyllis O’Donnell, campeã mundial de surf de 1964. Ela me entregou o troféu da minha primeira vitória no campeonato em 2005. Para sempre uma grom (iniciante) irreverente. Muito amor para a família O’Donnell”, escreveu Gilmore.

+ Carissa Moore reflete sobre surfar na maternidade e amor próprio

Nascida em 1937, O’Donnell cresceu em Sydney, filha de um mecânico e uma taquígrafa. Ela só começou a surfar aos 23 anos e, apenas quatro anos depois, surpreendeu o mundo ao vencer o título nacional australiano. Poucas semanas após essa vitória, ela derrotou Linda Benson e conquistou o primeiro Campeonato Mundial de Surf em Manly.

Com seu 1,57 m de altura, O’Donnell era uma figura constante nas competições. Em 1965, ela repetiu o título nacional; em 1966, conquistou o terceiro lugar no Makaha International e no título nacional australiano; em 1968, ficou em terceiro no Mundial; em 1970, foi terceira nos nacionais, e em 1971 alcançou o quarto lugar. Conhecida pela simpatia e o sorriso fora da água, O’Donnell era temida nas ondas. Em 2001, ela comentou: “Eu era horrivelmente agressiva e xingava como um marinheiro!”

A trajetória de Phyllis O’Donnell abriu portas e inspirou gerações de surfistas. Ela deixa um legado duradouro no surf mundial. Descanse em paz, Phyllis O’Donnell, e obrigado por tudo o que fez pelo nosso esporte.

Fonte: Surfer

Receba nossas Notícias no seu Email

Últimas Notícias