Surfistas profissionais competem pelas cobiçadas vagas oferecidas para a 1ª Divisão do Surf Brasileiro na 5ª e última etapa da Taça Brasil de Surf Profissional, o Pena Paracuru Pro, disputado nas ondas cearenses de Ronco do Mar.
Além disso, a generosa bolsa de premiação de R$ 120.000,00 (cento e vinte mil reais), destinados a eventos de status Prime e distribuídos de acordo com o Livro de Regras da CBSurf, promete incendiar as disputas adicionando uma dose extra de emoção para a etapa que decidirá o futuro e o destino dos 12 surfistas na categoria masculina e 7 na feminina, que ascenderão para a Elite do Surf Brasileiro no ano de 2023.
O Pena Paracuru Pro promete duelos acirrados entre alguns dos principais surfistas profissionais do Brasil e um show de surf para todos que estiverem ligados na competição, seja na praia, seja através da transmissão ao vivo no site cbsurf.org.br .
Os nordestinos chegam com força total, tanto pela proximidade geográfica do evento, quanto pela familiaridade com as ondas do point break mais famoso da Região. Entre os homens, Luel Felipe-PE, atual líder do Ranking, Amando Tenório-AL, o vice-líder e Mateus Sena-RN, o terceiro na corrida pelas vagas na Elite, estão confirmados na etapa, além de outros grandes nomes do surf regional já confirmaram presença no evento que já está com as vagas esgotadas desde a semana passada.
+ Ondas clássicas e geladas no Ártico
+ Israel Adesanya recebe aulas de surf de Raimana Van Bastolaer
+ 11 brasileiros confirmados na elite do surf mundial em 2023
Mas, boa parte dos holofotes estarão voltados para o cearense radicado no Rio de Janeiro e atual quarto do ranking, Cauã Costa. Recém alçado à condição de Bicampeão Sul-Americano Júnior e com uma vitória no circuito, no Maricá Surf Pro, no Rio de Janeiro, Cauã deverá ter o apoio irrestrito da torcida para lutar por sua vaga e também por mais uma vitória no certame.
Entre as mulheres os principais nomes regionais são a líder do circuito Monik Santos-PE, a heroína local duas vezes Vice-Campeã Mundial, Silvana Lima-CE, a Campeã Brasileira Larissa dos Santos-CE, a Bicampeã Cearense Ariane Gomes-CE, Nicole Santos-PE etc., que deverão usar toda a experiência acumulada em anos de treinos e competições em Paracuru para buscar tirar vantagem em relação às demais visitantes.
Além dos nordestinos, surfistas de todo o litoral brasileiro estarão presentes para disputar as vagas na Elite e a boa premiação. Entre os homens Lucas Silveira-RJ, Hizunomê Bettero-SP, Igor Morais-SP, Luiz Mendes-SC, Peterson Crisanto-PR etc., e entre as mulheres Julia Santos-SP, Julia Duarte-RJ, Tainá Hinckel-SC, dentre outras, já confirmaram presença e prometem um show de surfe nas ondas do Ronco do Mar.
Com tantos medalhões confirmados, a última etapa da Taça Brasil deverá apresentar um final apoteótico para o circuito já que 127 surfistas no masculino e 31 surfistas no feminino, de todo o litoral brasileiro, confirmaram suas inscrições.
Vale salientar que a Taça Brasil não terá nenhum descarte em suas 5 etapas, o que aumenta o espectro de atletas que podem conquistar uma das vagas para a 1ª Divisão.