O sul-africano campeão mundial de surf em 1977, Shaun Tomson, vai participar pelo décimo ano consecutivo do 100 Wave Challenge. O evento, que ocorrerá em Mission Beach, San Diego, na Califórnia, no dia 28 de setembro de 2024, busca arrecadar fundos para o Boys to Men Mentoring, uma organização sem fins lucrativos que oferece mentoria a adolescentes em risco.
O evento anual reúne centenas de surfistas dedicados a apoiar meninos da comunidade de San Diego. Cada participante se compromete a pegar 100 ondas em um único dia e arrecadar pelo menos US$1.000 para apoiar a ONG Boys to Men Mentoring. O desafio é o maior evento de arrecadação de fundos da organização.
O projeto apoia meninos que não têm uma figura paterna ativa em suas vidas, proporcionando orientação e suporte. Tomson, que perdeu tragicamente seu filho de 15 anos em um acidente, segue empenhado em colaborar com jovens em situações de vulnerabilidade.
“Eu tive a sorte de ter um pai incrível—atencioso, preocupado e comprometido em me dar tudo o que eu precisava para ter sucesso e ser um bom cidadão,” disse Tomson. “Mas muitos meninos jovens vivem sem propósito, com pais ausentes ou invisíveis…”
Há 10 anos, Tomson é embaixador do 100 Wave Challenge e usa sua visibilidade para promover a causa. O Boys to Men Mentoring constrói comunidades dentro das escolas públicas baseadas em três princípios: ouvir, aceitar e incentivar.
Segundo a política da ONG, quando homens comprometidos aparecem consistentemente para praticar esses princípios, os meninos desenvolvem uma referência para suas vidas e começam a fazer escolhas mais saudáveis.
Desde a fundação, mais de 13.000 meninos e homens participaram do programa apenas no condado de San Diego. Em 2009, o Boys to Men estabeleceu o primeiro grupo de mentoria dentro das escolas públicas de San Diego, um modelo que se mostrou extremamente eficaz e agora atende cerca de 800 meninos semanalmente em 38 escolas parceiras.
Além de seu papel como embaixador do 100 Wave Challenge, Tomson está relançando sua marca Instinct, a primeira surfwear com um propósito social. A nova fase da marca conta com a parceria de uma ONG que usa o surf como ferramenta para capacitar e apoiar jovens em comunidades costeiras da África do Sul. A colaboração assegura que uma porcentagem das vendas da Instinct seja destinada diretamente a projetos que oferecem suporte, orientação e desenvolvimento para jovens em situação de risco no país africano.
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