26.3 C
Hale‘iwa
quinta-feira, 29 fevereiro, 2024
26.3 C
Hale‘iwa
quinta-feira, 29 fevereiro, 2024

Patagonia lança roupa de borracha natural que não vai para o lixo

A Patagonia, marca de produtos outdoor conhecida pela postura ambientalista, acaba de dar um passo importante rumo à sustentabilidade do surf. A marca lançou seu primeiro programa de reciclagem de roupa de borracha e o mais recente modelo da linha Regulator, feito com Yulex, uma borracha natural proveniente de árvores.

Em resposta às crescentes preocupações éticas relacionadas à produção de neoprene, a Patagonia tem desempenhado um papel crucial desde 2012, quando começou a fabricar trajes ‘neoprene-free’ [sem neoprene]. Os trajes Regulator, fruto da colaboração entre as equipes internas de reparo e design da Patagonia, destacam-se pela durabilidade aprimorada, resultante da eliminação de costuras em áreas de alta tensão e frequentemente reparadas.

O programa de reciclagem da marca oferece uma solução ambientalmente responsável para o descarte de roupas de borracha. Wetsuits velhos poderão ser enviados à Patagonia e transformados em pigmentos pretos para novos trajes e mochilas. Essa tecnologia, em desenvolvimento há seis anos, representa um avanço significativo na gestão do ciclo de vida do vestuário de surf.

Hub Hubbard, Gerente de Linha de Produtos da Patagonia, destaca a singularidade desse processo, comparando-o a um ciclo de reciclagem infinito. “Você pode usar um traje de Yulex antigo como ingrediente para fazer um novo traje, e esse ciclo pode se repetir indefinidamente. Além disso, pode ser utilizado para tingir todos os fios usados nas forrações dos trajes, mochilas, ou qualquer coisa. Simplificando, é como um bolo. Não dá para pegar um bolo velho e fazer um novo bolo, mas e se você puder transformar um bolo velho em farinha e usá-lo para assar um novo bolo? Isso é radical.”

O Carbon Black Reciclado, produzido a partir de pneus antigos e roupas de mergulho Yulex usadas, compõe de 10 a 20% dos ingredientes de borracha dos wetsuits da Patagonia. Foto: Ryan ‘Chachi’ Craig.

Além disso, a Patagonia reforça seu compromisso com a durabilidade ao oferecer garantia de reparo gratuito em caso de rasgos nas roupas, diretamente em sua loja em Ventura, na Califórnia, sem prazo de validade.

A marca, conhecida por suas iniciativas de responsabilidade social e ambiental, mantém sua posição como referência em inovação consciente. A empresa tem pressionado investidores de combustíveis fósseis, defendido legislação climática progressista e destinado milhões de dólares a países ao redor do mundo.

Em um momento em que a conscientização ambiental é crucial, a Patagonia protagoniza uma solução importante para um futuro mais sustentável no mundo do surf.

Para conhecer um dos novos trajes Regulator, acesse o link disponibilizado pela marca – essa escolha é uma declaração de comprometimento com o meio ambiente.

Receba nossas Notícias no seu Email

Últimas Notícias