Gabriel Medina e João Chianca fizeram uma ótima estreia nos Jogos Olímpicos neste sábado (27) em Teahupoo, no Taiti, e estão garantidos nas oitavas de final da competição; Filipe Toledo, que também competiu hoje, não teve o mesmo sucesso e agora deve disputar a repescagem para seguir na competição.
Primeiro brasileiro a surfar, Filipe Toledo participou da mesma bateria que o vice-campeão olímpico Kanoa Igarashi. Ele foi derrotado pelo peruano Alonso Correa, e terminou na segunda colocação, tendo direito de disputar a repescagem.
Correa se classificou para a próxima etapa da competição ao surpreender os adversários com uma nota 8.5, conquistada nos primeiros minutos de prova, ao completar um tubo profundo após a execução de um drop altamente técnico. Felipe reagiu no final da bateria, com uma nota seis, mas sem outra nota forte, o brasileiro conseguiu uma combinação de 7.63, que não foi suficiente para superar os 14.33 do adversário.
+ Gabriel Medina se declara confiante com Charlão ao seu lado para encarar Teahupo’o
+ ‘Sonho olímpico’ se transforma em frustração para taitianos e turistas
+ Cruzeiro de luxo acomoda delegações olímpicas de menor orçamento em Teahupo’o 2024
Gabriel Medina, que entrou na água logo sem eguida, dominou sua bateria disputada contra Bryan Perez, de El Salvador, e o japonês Connor O’Leary. O brasileiro garantiu sua classificação para as oitavas de final do campeonato sem ser ameaçado e alcançou um somatório de 13.50 pontos.
Completando a rodada masculina do surf brasileiro, João Chianca carimbou seu passaporte para as oitavas nos minutos finais da disputa contra o marroquino Ramzi Boukhiam e Billy Stairmand, da Austrália.
Chumbinho sofreu com poucas ondas no início da bateria, mas conseguiu se recuperar surfando duas ondas boas terminou a prova com um somatório de pontos de 10.07, diferença de 31 décimos para os 9.76, conquistados por Boukhiam, que quase conseguiu a virada nos minutos finais do confronto.
Na noite deste sábado ainda teremos a estria do surf feminino com Tatiana Weston-Webb, Tainá Hinckel e Luana Silva. Veja os horários:
- 20h36 Tatiana Weston-Web.
- 21h48 Luana Silva e Tainá Hinckel.
O cronograma completo com os horários e baterias pode ser acessado no site da Federação Internacional de Surf. A competição pode ser acompanhada no na televisão pelo canal Sportv e, em flashes, na Tv Globo. A CazéTV está transmitindo as disputas de surf ao vivo através de seu canal no YouTube.