Após definir os títulos brasileiro de longboard, o Pena Paracuru Surf Festival recebe a 5ª e última etapa do Circuito Taça Brasil, a Divisão de Acesso à Elite do Surf Brasileiro, que vai até o dia 19/12 na paradisíaca praia do Ronco do Mar, localizada no município cearense de Paracuru.
A competição, que teve início na última quarta-feira (13), definirá os nomes, tanto entre os homens, quanto entre as mulheres, dos surfistas que conquistarão vaga no Dream Tour 2024, a Divisão Principal do surf nacional, sendo 22 na categoria masculino e 7 na categoria feminino.
Até o momento foram realizadas a Fase 1 da categoria Feminino e a conclusão da Fase 2 da categoria Masculino com a realização de 20 baterias.
Renan Pulga (SP), que defende o título da etapa, foi um dos destaques de quinta-feira vencendo a bateria de número cinco da Fase 2. O surfista elogiou as ondas e aproveitou para fazer um convite a todos que estejam no Ceará para conferir pessoalmente as disputas da etapa final do Circuito Taça Brasil:
“Hoje rolaram boas ondas, disparado o melhor dia da janela até agora. Quem estiver pelo Ceará chega aí pra conferir que o evento está irado! Mas, quem não puder, confere tudo pelo CBSurfPLAY, valeu?”, comentou Renan.
Quem também avançou sua bateria foi o cearense atleta da WSL Michael Rodrigues. Ele que está focado no Challenger para se requalificar para a Elite do Surf Mundial, comentou como é está de volta em casa e competir sem pressão:
“Eu me sinto uma criança aqui, é muito especial voltar a competir nesse lugar, ver todos os meus amigos… todo mundo cresceu (risos), a maioria já tem filhos, enfim, estou muito feliz em estar aqui. Estou me sentindo muito bem. Eu não estou indo para os eventos com muita expectativa, eu estou querendo mesmo é aproveitar o final do ano fazendo o que eu mais amo, que é surfar e competir, então é isso. Estou aproveitando um pouco do nordeste, dos amigos, deixando a vida me levar, claro, muito concentrado e focado, mas sem muita expectativa, só aproveitando e competindo sem pressão”, comentou Michael.
Outro cearense que fez questão de falar sobre a nostalgia de surfar em casa foi o Campeão Brasileiro do Taça Brasil 2022 e Bicampeão Sul-Americano Pro Júnior, Cauã Costa. Radicado no Rio de Janeiro, Cauã falou como é para ele, voltar ao Paracuru:
“Estou muito feliz em estar aqui mais uma vez, no Paracuru, um dos lugares onde eu comecei a surfar e aprendi a competir… Sempre que estou aqui eu me sinto em casa.. Estou amarradão de ter avançado para a próxima fase e vamos com tudo”, declarou Cauã.
Já Ryan Kainalo-SP, Campeão Mundial Isa Júnior 2023, destacou a qualidade da onda do Ronco do Mar e enfatizou a importância do evento para o fechamento de seu ano:
“Eu estou bem feliz em estar aqui, conhecendo essa onda nova, uma direitinha irada… É meu último evento do ano, consegui fazer um bom trabalho nessa reta final de 2023, com bons resultados e estou aqui em busca de confirmar a vaga para o Dream Tour 2024 porque eu só competi uma etapa e essa aqui é a segunda. Então estou focado só em surfar e passar minhas baterias”, falou Ryan.
RECORDE DO DIA
O grande destaque do dia ficou por conta da atuação do potiguar Samuel Joquinha, que assinalou a melhor nota e somatório do evento até agora. Segundo ele, que já competiu no Ceará em diversas oportunidades, foi o melhor Paracuru que ele já surfou:
“Minha bateria foi animal, a melhor que já surfei aqui no Paracuru. Ano passado não estava tão bom de onda, mas esse ano está me surpreendendo. O evento está de alto nível, o Brasil é o topo do mundo do surf e os melhores do país estão aqui nesse evento… As expectativas são as melhores, mas não tem o que pensar muito. A estratégia é dia a dia, bateria a bateria, onda por onda e vamos buscando construir o que tiver de ser feito”, declarou Samuel Joquinha.
MULHERES AO MAR
Mas, não foram só os homens que deram show no segundo dia da última etapa do Circuito Taça Brasil. Com a estreia da categoria feminino, as mulheres mostraram que estão sintonizadas com o mar e abrilhantaram o evento com performances e disputas de tirar o fôlego, com a realização de cinco das doze baterias da Fase 1 da competição.
Entre elas o grande destaque ficou por conta da atuação de Kiany Hyakutake-SC, que logo na segunda bateria, cravou o maior somatório do dia entre as mulheres, 12.50:
“A bateria foi bem dinâmica, tinha altas ondinhas, o mar reagiu… eu consegui achar duas ondas boas, fiz um 7.0 e um 5.50 e estou feliz com minha performance. Mas, é um degrau de cada vez. A expectativa pra esse campeonato é boa, pra finalizar o ano com chave de ouro. Sou a atual 5ª colocada no ranking e é isso, pretendo confirmar a classificação pro Dream Tour do ano que vem e vamos nessa”, declarou Hyakutake.
Destaque também para a Local Hero, Silvana Lima, que mostrou profundo conhecimento do pico, dando mais um show de surf liderando sua bateria do início ao fim.
SEXTA-FEIRA DE DISPUTAS
A sexta-feira (15) promete ser mais um dia de grandes emoções com a primeira chamada pra competição acontecendo às 5h30 da manhã com início da competição previsto para às 6h. Lembrando que todo cronograma está sujeito a alterações.
TRANSMISSÃO
Assista ao vivo no canal CBSurfPLAY ou em cbsurf.org.br todas as emoções da 5ª e última etapa do Circuito Taça Brasil, a Divisão de Acesso à Elite do Surf Brasileiro, evento integrante do Pena Paracuru Surf Festival. Entrevistas, bastidores, curiosidades, replay, além de claro, um show de imagens de todas as baterias disputadas e muito mais. E tudo isso, onde você estiver, através de seu computador, tablet, smartphone ou smart tv.
LINK PARA A TRANSMISSÃO: cbsurf.org.br/paracurusurffestival/