25.7 C
Suva
sábado, 7 dezembro, 2024
25.7 C
Suva
sábado, 7 dezembro, 2024

Pai de Zuch pretende ‘doar órgãos do filho’

O surfista gaúcho Lucas Zuch segue internado em estado crítico no Hospital Moinhos de Vento, em Porto Alegre. Em nota divulgada no fim da noite de segunda-feira, o hospital informou que Lucas ‘está em coma Glasgow 3’, um quadro de coma profundo.

A família de Lucas, através de nota assinada pelo pai, Paulo Roberto, e divulgada pelo site do jornal Zero Hora, diz que está fazendo o possível para ‘manter a possibilidade de doar todos os órgãos do filho’.

Confira a íntegra da nota:

“Neste momento de tanta dor para nossa família, aos amigos e para a comunidade do surfe, encontramos o conforto e o carinho que nos levam a seguir em frente. Estamos fazendo todos os esforços, com a dedicação imprescindível do corpo médico, para manter a possibilidade de doar todos os órgãos do nosso filho tão amado e tão saudável, a quem deles necessite. É a maneira que encontramos de agradecer ao universo toda a grandeza que nosso Lucas sempre nos proporcionou. Com esse gesto estamos respeitando uma vontade do Lucas e dando continuidade ao seu modo de encarar a vida, de desapego às questões materiais e proporcionar o bem e novas experiências para outras pessoas.

Paulo Roberto Fraga Zuch, pai do Lucas.”

ESCALA GLASGOW DE COMA

A escala de coma de Glasgow é uma escala neurológica que registra o nível de consciência de uma pessoa a partir de testes de abertura ocular, fala e capacidade motora. O nível 3 é o mais grave: o paciente não abre os olhos mesmo com estímulos, não emites sons e não se movimenta, o que indica coma profundo.

Lucas Zuch, de 27 anos, um dos idealizadores do site Surfari e do projeto Reconhecendo o Surf, que estudava a cultura do surfe no país, sofreu um acidente quando surfava sozinho na tarde da última terça-feira, na Barra da Tijuca. Sua prancha foi vista boiando no mar por Milla Ferreira, campeã mundial de kitesurfe, que alertou os bombeiros. Eles resgataram e reanimaram o surfista, que estava submerso. Ainda não se sabe se Lucas bateu com a cabeça no fundo do mar ou se levou uma pancada da própria prancha, ou até mesmo se sofreu um mal súbito.

Lucas foi levado ao Hospital Lourenço Jorge, onde ficou internado na CTI. Ele foi posteriormente transferido à Casa de Saúde São José. No sábado à noite, a notícia da morte de Lucas começou a ser divulgada nas redes sociais, incluindo a conta oficial do Surfari, que publicou um texto de despedida, anunciando a morte e a doação dos órgãos de Lucas.

Na segunda à tarde, porém, o Hospital Moinhos de Vento divulgou que o surfista estava em estado grave e passando por avaliações neurológicas, descartando a morte cerebral. A Casa de Saúde São José divulgou nota descartando que Lucas tivesse sofrido morte cerebral enquanto estava no Rio de Janeiro.

Veja também:

Lucas Zuch está vivo

Receba nossas Notícias no seu Email

Últimas Notícias