24.7 C
Suva
sexta-feira, 13 setembro, 2024
24.7 C
Suva
sexta-feira, 13 setembro, 2024

Padang Padang mágico na abertura da Rip Curl Cup

A 21ª edição da Rip Curl Cup Padang Padang começou com grandes emoções na última segunda-feira, quando o Oceano Índico finalmente trouxe as condições perfeitas para o evento. Com ondas de 4 a 6 pés, o evento teve início no icônico pico de Bali, onde alguns dos maiores nomes do surf mundial, como Mason Ho, Joel Parkinson, Clay Marzo e Mikey February, mostraram suas habilidades logo na primeira rodada.

A competição começou ao meio-dia, horário local, quando a maré baixou o suficiente para permitir a realização a divisão denominada Icon Heats, uma disputa entre lendas do surf e surfistas locais de destaque. Jim Banks, pioneiro do surf em Bali desde 1975 e shaper de renome, destacou-se ao exibir sua técnica refinada em tubos e manobras clássicas. “Eu moldei uma prancha biquilha para Padang há muito tempo, e finalmente tive a chance de usá-la. Foi uma experiência incrível.”

Além de Banks, participaram dessa bateria Coco Ho, Joel Tudor e Moana Jones-Wong. Wong, que já conquistou duas vezes o Pipe Masters, chamou atenção ao conseguir sair de um tubaço limpo.

A competição principal masculina começou às 13h, horário local, com a primeira bateria destacando Made “Bol” Adi Putra, que mostrou sua força ao conseguir uma nota 8.33 em seu primeiro tubo duplo. Adi Putra, bicampeão da Rip Curl Cup, demonstrou que ainda é um dos principais concorrentes e segue forte para buscar o tricampeonato do evento.

No segundo heat do dia, Mason Ho e Noa Deane também entregaram um show de surf, com Ho alcançando notas 8.9 e 8.17 por seu estilo característico de tubos. Aos 35 anos, Ho superou adversários como Deane, que alcançou o segundo maior somatório do dia, além de Mega Artana e Tommy Sobry, destacando-se como o principal competidor do dia.

O ex-CT, Joel Parkinson, também fez jus à sua fama, conseguindo uma nota de 8.83 por um tubo profundo e longo que chamou a atenção dos espectadores e juízes. “Uma das melhores baterias que já tive no tour foi em Padang Padang”, lembrou Parkinson. Mesmo após sua aposentadoria do surf profissional, o australiano reafirmou seu status como um dos grandes nomes da competição.

Clay Marzo, o campeão vigente do evento, teve um desempenho abaixo das expectativas, ficando em 14º lugar com notas de 5.43 e 2.67. A expectativa é que Marzo mostre sua recuperação nas próximas rodadas.

Além da divisão masculina, a competição deste ano também incluirá pela primeira vez uma divisão feminina, que contará com a participação de surfistas como Sierra Kerr e Erin Brooks. Ambas foram convidadas para a etapa de Fiji do CT (Championship Tour) e podem voltar às pressas para Padang após o mundial.

+ Vídeo: o dia em que Nathan Florence foi engolido pelo Shock Maluco

A previsão indica que uma nova ondulação significativa deve atingir Bali no dia 27 de agosto, trazendo boas expectativas para o restante da competição.

Receba nossas Notícias no seu Email

Últimas Notícias