22.7 C
Suva
quinta-feira, 21 novembro, 2024
22.7 C
Suva
quinta-feira, 21 novembro, 2024

Outerknown lança camisa feita de algas marinhas

A Outerknown, marca do onze vezes campeão mundial de surf, Kelly Slater, lançou uma nova versão da camisa Blanket, produzida com uma fibra biológica derivada de algas marinhas. A inovação, que faz da marca a primeira no mundo a introduzir essa tecnologia no mercado, é resultado de dois anos de pesquisa e desenvolvimento.

Para viabilizar essa iniciativa, a Outerknown se uniu à Keel Labs, uma empresa que criou a técnica capaz de transformar algas em fibras utilizáveis na confecção de roupas. Essa colaboração busca práticas sustentáveis, seguindo diretrizes rigorosas na coleta das algas, provenientes principalmente da América Central e do Sul. A colheita é feita de forma responsável, garantindo que as algas sejam extraídas sem prejudicar o ecossistema marinho, respeitando calendários de crescimento e evitando a superexploração.

De acordo com um comunicado da Outerknown, a utilização de algas marinhas pode ajudar a reduzir os impactos ambientais, já que a indústria têxtil é uma das que mais gera resíduos, com 21 bilhões de toneladas de descarte por ano.

Além do volume significativo de resíduos, o processo tradicional de produção de algodão requer uma quantidade considerável de água e recursos, o que contribui para a degradação ambiental.

A colheita de algas marinhas, por outro lado, pode ser uma alternativa mais sustentável, pois essa prática não apenas minimiza os resíduos, mas também contribui para a saúde dos oceanos. Um aumento na utilização de algas marinhas significa um oceano mais saudável, o que, por sua vez, impacta positivamente todo o planeta.

A nova camisa Blanket, feita com a fibra batizada de Kelsun, foi lançada em uma edição limitada de 150 peças, vendidas por US$ 228 cada, e esgotou em menos de 24 horas. Segundo os criadores, o produto apresenta textura mais leve em comparação à versão anterior.

Kelly Slater comentou sobre a parceria com a Keel Labs e destacou a importância de utilizar materiais ecologicamente responsáveis. “Faz dez anos desde que lançamos a primeira camisa Blanket. Trabalhar com fornecedores que compartilham nosso amor pelo oceano é uma combinação perfeita para a Outerknown. Estou animado para ver isso crescer”, afirmou Slater em comunicado oficial.

A cofundadora e CEO da Keel Labs, Tessa Callaghan, também manifestou otimismo quanto ao futuro da moda sustentável. “Este é um momento decisivo, não apenas para a Keel Labs, mas para a indústria como um todo, representando um marco do que está por vir quando convicção, ação e colaboração se combinam”.

+ A onda que quase matou surfista australiano num Shipstern Bluff insano

A iniciativa da Outerknown pode inspirar outras marcas a adotarem um compromisso mais forte com a sustentabilidade. À medida que os consumidores demonstram interesse por alternativas amigas do meio ambiente, o mercado se sente estimulado a inovar e oferecer produtos que respeitem o planeta.

Receba nossas Notícias no seu Email

Últimas Notícias