À primeira vista, Russell Bierke não chama muita atenção. Tímido e aparência franzina, esse australiano, ao melhor estilo “médico e monstro”, se transforma completamente quando está surfando algumas das maiores e mais assustadoras ondas do mundo.
Aos vinte e seis anos, Russell é filho do conhecido shaper norte-americano Kirk Bierke, cujas pranchas são vendidas sob a marca KB Surf e produzidas em Ulladulla, a três horas ao sul de Sydney.
Nascido e criado em uma família de surfistas, ele diz que suas memórias mais antigas remontam a assistir a seu pai correr para a praia sempre que o mar estava grande, criando para si o desejo de fazer parte desse jogo.
+ A beleza enigmática de Cyclops
Passados alguns anos, ele se tornou um dos big riders mais respeitados da Austrália. Mas como invariavelmente acontece com quem está disposto a ultrapassar os limites, Russell Bierke também pagou o preço da ousadia. Em 2017, uma vaca violenta sofrida em Victoria quase lhe tirou a vida. Ele saiu da água, em suas palavras, “de quatro, vomitando”, para em seguida ser levando às pressas para a UTI.
Mas, como diz o ditado, o que não mata fortalece, passados alguns meses, ele estava de volta às ondas e produzindo novas imagens espetaculares. Seu mais recente trabalho, “Outer Edge of Leisure”, feito em colaboração com seu patrocinador, O’Neill, e pelas mãos de Andrew Kaineder, merece menção.
O filme, com duração de 14 minutos, destaca o surfe de Bierke em câmera lenta, acompanhado de uma trilha de bateria igualmente única, resultando em um trabelho ao mesmo tempo artístico e visceral.
“Outer Edge of Leisure” é um curta-metragem de surf que não se pode perder. Acomode-se, clique para assistir e não perca a última onda, na Irlanda, aos 12:20. Certamente um dos tubos mais espetaculares já filmados em produções do gênero.