26 C
Papeete
quinta-feira, 23 maio, 2024
26 C
Papeete
quinta-feira, 23 maio, 2024

O papa é surf!

Histórias sobre o papa Francisco mostram que ele conhece bem mais sobre surf do que se imagina

Durante a Jornada Mundial da Juventude encerrada em Lisboa, Portugal, no último domingo (08), o papa Francisco abordou diversos assuntos como respeito às diferenças, comunidade, inclusão, caridade e generosidade, fazendo alusões a atividades relacionadas com o público jovem, como forma de embasar sua mensagem.

Em uma de suas falas, o papa comparou as ondas gigantes da Nazaré, dizendo que “chegam aos 30 metros de altura, tendo se tornado uma atração mundial”, com a “onda” de jovens presentes na Jornada Mundial da Juventude. Com essa imagem, o papa destacou a força e energia dos jovens participantes, estabelecendo uma conexão surpreendente entre o surf e o evento religioso.

Vale lembrar que 2016, Sean Brody e Daniel Hopkins, dois surfistas californianos que trabalham o esporte como ferramenta de inclusão social, presentaram o papa com uma prancha de surf shapeada por Eric “Bird” Huffman. As imagens correram o mundo, na época.

Mas as conexões de Francisco com o surf vão além e aos poucos vai se revelando que o papa está mais antenado com o esporte do que se imagina.

Durante sua participação no Corona Open J-Bay, realizado no mês passado, na África do Sul, Kelly Slater concedeu uma entrevista ao canal ZagTV, ao lado de Tom Hewitt, fundador da ONG Surfers No Street Children. Parte da conversa foi sobre o trabalho realizado pela organização em prol de crianças e jovens em situação de vulnerabilidade nas regiões sul-africanas e moçambicanas, que recebe apoio do onze vezes campeão mundial.

Slater destacou a importância do trabalho da ONG por seu empenho em oferecer oportunidades para esses jovens através do surf. Tom Hewitt, por sua vez, compartilhou uma história fascinante que envolveu ninguém menos que o papa Francisco. De maneira sucinta, o sul-africano contou como teve a oportunidade de conhecer o líder religioso graças a Kelly Slater.

Isso porque, segundo revelou Hewitt, após assistir a um vídeo de Kelly Slater sobre a Surfers No Street Children, uma pessoa ligada à instituição de caridade que o papa mantém na Argentina, entrou em contato para saber mais sobre o projeto e buscar formas de parceria na implementação de projetos semelhantes.

O sul-africano contou então que foi convidado a se encontrar pessoalmente com Francisco no Vaticano. No dia do encontro, Hewitt revelou que, surpreendentemente, o papa Francisco demonstrou um notável conhecimento sobre o universo do surf e manifestou entusiasmo ao discutir a temática.

Kelly completa o bate-papo dizendo que também, por causa do esporte, conheceu outro líder religioso mundialmente conhecido, o Dalai Lama, mas que, porém, ao contrário de Francisco, não conhecia muita coisa sobre surf.

A conversa pode ser vista no vídeo abaixo, a partir do minuto 1:58:

SANTO SURFISTA:

Vale lembrar que em maio desse ano o papa Francisco reconheceu as virtudes heroicas do médico e surfista carioca Guido Vidal França Schaffer e o tornou venerável, dando um passo importante para o processo de beatificação do primeiro santo surfista da história.

Receba nossas Notícias no seu Email

Últimas Notícias