23.2 C
Hale‘iwa
sexta-feira, 26 abril, 2024
23.2 C
Hale‘iwa
sexta-feira, 26 abril, 2024

O filme que transformou a reverência em culto a John John Florence

Assista Done, filme de John John Florence de 2013 responsável por criar sua idolatria em escala mundial e recém liberado na internet

Por Redação HC

Lá pelo início do milênio — 2001, 2002 — todo mundo no surf já sabia quem era John John Florence. Garoto prodígio do North Shore de Oahu, se jogando no Banzai Pipeline desde os 8 anos, mais novo competidor da história da Tríplice Coroa Havaiana etc etc. Entrou no CT em 2011, na rotação do meio do ano, e em 2012 ganhou sua primeira etapa na elite — curiosamente, em ondas mexidas na praia da Barra, Rio de Janeiro.

Mas foi em 2013 que a reverência a seu talento se transformou num culto em escala mundial. Muito por causa do filme Done, dirigido por Blake Kueny. A abertura com uma sequência de aéreos estratpsféricos, os tubos e drops insanos — mas absolutamente controlados — em uma direita gigante e quadrada no Taiti, uma sessão em Teahupoo grande e perfeito, uma despretensiosa descida de skate numa estrada da África do Sul… São vários símbolos que vieram responder aos anseios de uma legião que sentia falta de um Dane Reynolds mais jovem e protagonista na cena mundial. As imagens são, quase todas, de 2012, quando John tinha 20 anos.

O culto a John John eventualmente se transformou na recusa de parte desse público internacional em admitir a importância de surfistas brasileiros — notadamente Gabriel Medina — nos anos seguintes. Em parte porque o próprio John John conquistou seus dois títulos, mas muito mais porque Medina se comunica com gestos que eles não entendiam, e talvez nunca venham a entender (no Brasil mesmo tem gente que se recusa a entender). Mas isso são outros quinhentos.

Done chega bem perto de justificar essa quase-idolatria a John John, e se você pega onda, não existe ambiguidade em seus 24 minutos. É um filme animal. Assista.

Veja também:
Donos da piscina de Waco anunciam construção de duas piscinas em SP
Surf talks #6: depois do Surf Ranch, cheiro de tri-mundial no ar
Maresias grande, tubular e perfeito no início da primavera (vídeo)

 

Receba nossas Notícias no seu Email

Últimas Notícias