21.8 C
Hale‘iwa
sexta-feira, 26 abril, 2024
21.8 C
Hale‘iwa
sexta-feira, 26 abril, 2024

Grande passo rumo às Olimpíadas

O Comitê Organizador das Olimpíadas de Tóquio 2020 aprovou o surf como um dos cinco esportes propostos para integrar o programa dos Jogos Olímpicos no Japão. O anúncio oficial, feito nesta segunda-feira (28), ainda não é suficiente para garantir a presença do esporte em 2020.

Além do surf, o skateboard, o beisebol/softbol, a escalada e o caratê também tiveram sua inclusão recomendada pelos organizadores das Olimpíadas. Também concorrentes, o boliche, o squash e o wushu (arte marcial) não foram citados na lista do comitê. A decisão final sobre o programa dos Jogos de 2020 acontecerá na 129 sessão do Comitê Olímpico Internacional (COI), em agosto de 2016 no Rio de Janeiro.

“O anúncio de hoje representa um momento extraordinário para nosso esporte e para a comunidade mundial do surf”, comemorou o presidente da Associação Internacional de Surf (ISA), Fernando Aguerre. “Nós estamos imensamente orgulhosos de nosso esporte e do que ele irá trazer para os Jogos, e nós continuaremos a trabalhar diretamente com o Movimento Olímpico para atingir nosso sonho”, completou.

Pouco depois do anúncio, que representa o maior passo do surf rumo as Olimpíadas, a WSL também publicou uma declaração oficial por meio do seu porta-voz, Kieren Perrow.

“Nós estamos muito contentes com a recomendação da inclusão do surf nos Jogos Olímpicos de 2020 pelos organizadores das Olimpíadas de Tokyo”, disse Perrow. “O crescimento internacional do surf nos últimos anos, seus fãs leais e entusiastas em conjunto com seus atletas mundialmente reconhecidos, fazem do surf um esporte ideal para exibição em um palco Olímpico. Nós estamos empolgados por mostrar a bilhões de espectadores a capacidade atlética e artística desses surfistas de nível mundial”, completou.

Ainda que sem qualquer detalhe sobre o formato da competição, tudo indica que a ação deva acontecer em uma piscina de ondas – uma das primeiras “exigências” do Comitê. No início de setembro, a Red Bull realizou o primeiro campeonato de surf em ondas artificiais – e foi um sucesso (confira)!

Brazilian Storm na briga por medalhas olímpicas!? Resta aguardar o anúncio oficial, que acontece durante os Jogos de Verão, em agosto de 2016 no Rio de Janeiro.

Receba nossas Notícias no seu Email

Últimas Notícias