23.3 C
Hale‘iwa
sexta-feira, 19 abril, 2024
23.3 C
Hale‘iwa
sexta-feira, 19 abril, 2024

Noseriding, polaroids e outras viagens, com Chloé Calmon

[vimeo 161247145 w=700 h=400]

MENTE LIVRE… VIAJA

Como me apresentar? Espírito livre, caminhando de um lugar para o outro, com o longboard embaixo do braço.

Isso todo mundo já deve saber, mas minha intenção, daqui em diante, será mostrar a vocês uma Chloé que poucos conhecem. Sou meio tímida, amo M&M’s e coleciono polaroides. Na verdade, gosto de tudo, me adapto fácil em qualquer lugar, desde que tenha uma praia por perto. O que não é pedir muito, pois preciso estar perto do mar.
 Sempre fui da água salgada. Meu pai surfa há 40 anos, e ele me levava ainda bebê para a praia e me colocava em cima do pranchão. Surfávamos juntos na mesma prancha até eu completar 11 anos, quando ele me deu uma funboard, que tinha o meu nome e o desenho da Pantera Cor-de-Rosa – que bom que o tempo passou, pois hoje em dia não sou nada fã de rosa.

Para ver a galeria, passe o mouse sobre a foto e avance na seta. 

Pouco tempo depois peguei o longboard do meu pai emprestado, em um dia de marolas, e me apaixonei sem volta. Não devolvi mais a prancha para ele. Como dizem, “foi amor à primeira onda”.

O meu fascínio, na época, era imaginar que, como eu, um palito de gente, com 12 anos, poderia controlar uma prancha de três metros e dançar sobre as ondas. Eu me lembro de chegar pra surfar no Rico Point e meu pai levar minha prancha até a areia. Teve um dia que eu cheguei à praia com um long novo e duas pessoas me ajudaram a passar parafina na prancha.

Eu sou “cria” da Praia da Macumba, o principal pico de pranchão no Rio de Janeiro, de onde saíram grandes nomes. Uma onda que funciona com praticamente todos os tipos de ondulação e vento, e tem uma formação que permite tanto as caminhadas até o bico quanto um surf mais radical.

Estou sempre surfando, correndo na areia, no pilates, ativa. Objetivo maior: ser campeã mundial. E, durante a minha caminhada, aproveito cada oportunidade de evoluir como atleta e pessoa.

CHLOE2
Chloe Calmon chega para somar no HCollab.

Competitiva de sangue, até no “par ou ímpar”. E esse espírito fez com que eu entrasse para o mundo das competições no mesmo ano que comecei no long. Para as meninas, só há a categoria feminina Open, então cresci competindo com surfistas bem mais velhas que eu. Já caí em baterias nas quais a outra surfista tinha a minha idade em anos de surf. Uma fonte de aprendizado enorme, que absorvi ao máximo de todos ao meu redor.

O surf me deu vários presentes ao longo dos anos, e o maior deles foi e continua sendo a oportunidade de conhecer o mundo. Viajar é uma forma linda de enriquecer a alma e a mente. Pessoas novas, outras culturas, línguas e comidas, é bom sair da zona de conforto. Tem uma frase que eu gosto, do escritor francês André Gide: “O homem não descobre novos oceanos até ter coragem de perder a praia de vista”.

Quando eu tinha 16 anos, fui sozinha (sem minha família) para a China surfar a pororoca chinesa. Comi camarão vivo e água-viva. Desde então, já estive em território chinês sete vezes.

Fiz uma viagem para várias ilhas do Oceano Pacífico, tendo o navio Indies Trader como minha casa por dois meses, e o grande capitão Martin Daly liderando nossa expedição.

parisvistadecima
A longboarder em um rolê por Paris – o quintal de Chloé é o mundo.

Surfamos ondas virgens, mergulhamos em naufrágios da Segunda Guerra Mundial, interagimos com tribos que nunca haviam visto pessoas de fora da ilha, enfrentamos ciclone, cruzamos a Linha do Equador, passamos pelas Ilhas Marshall, Micronésia, Ilhas Salomão e Papua Nova Guiné.

No momento que comecei a escrever essa coluna, estava em um avião a caminho da Austrália. Cheguei lá para carimbar minha passagem pelos cinco continentes – eu comecei a temporada 2016 com o pé direito: conquistei o segundo lugar no lendário Noosa Festival e ganhei o LQS Australian Open. Agora estou passeando por Paris.

Estilo de vida positivo! Um espírito que ilumina os meus caminhos, para onde quer que eles me levem, sorrindo… sempre.

chloe

 

Receba nossas Notícias no seu Email

Últimas Notícias