28.7 C
Suva
quinta-feira, 21 novembro, 2024
28.7 C
Suva
quinta-feira, 21 novembro, 2024

NOAA lança modelo de previsão de correntes de retorno

Pela primeira vez, a NOAA está lançando um modelo nacional de previsão de correntes de retorno, com objetivo de salvar vidas de banhistas. Este novo modelo pode prever a probabilidade horária de correntes de retorno ao longo das praias dos EUA com até seis dias de antecedência.

+ Como lidar com as perigosas correntes de retorno
+ Levado pela corrente? Aprenda evitar esse perrengue

O National Ocean Service e o National Weather Service da NOAA desenvolveram e implementaram o modelo de forma colaborativa. Ele aproveita as informações do nível de água e ondas do Sistema de previsão de ondas Nearshore do Serviço Nacional de Meteorologia recentemente atualizado. Semelhante à previsão do tempo ou precipitação, o modelo prevê a probabilidade de correntes marítimas perigosas em uma escala móvel – de 0 a 100%.

“A segurança para os banhistas está dando um grande salto com o lançamento deste novo modelo da NOAA”, disse Nicole LeBoeuf, diretora interina do Serviço Oceânico Nacional da NOAA. “Estender as capacidades de previsão de correntes de fuga perigosas para seis dias fornece aos meteorologistas e às autoridades locais mais tempo para informar os residentes sobre a presença desse perigo mortal na praia, salvando vidas e protegendo as comunidades”.

“A resolução aprimorada do modelo permitirá que os meteorologistas emitam previsões mais precisas e detalhadas do rasgo atual no futuro”, disse Allison Allen, Chefe do Departamento de Serviços Marítimos, Tropicais e de Tsunami do Serviço Meteorológico Nacional da NOAA. “Esta informação permite que o pessoal de segurança pública se prepare melhor para as condições perigosas da praia e informe o público sobre o potencial de perigo antes de ir para a praia.”

Clique e assista ao vídeo no qual o Dr. Greg Dusek explica como identificar as correntes de retorno e se precaver quando estiver na praia.

O modelo de previsão cobre a maior parte da costa leste dos EUA e do Golfo e partes da Califórnia, Havaí, Guam e Porto Rico. A cobertura adicional da linha costeira será expandida no futuro.

“As correntes de retorno são responsáveis ​​por cerca de 100 mortes nos Estados Unidos a cada ano”, disse Gregory Dusek, cientista da NOAA que desenvolveu o modelo. “Antes disso, os meteorologistas previam manualmente as correntes de mar em uma grande seção do oceano duas vezes por dia e apenas um ou dois dias no futuro. A previsão anterior tem potencial para aumentar substancialmente a consciência e reduzir os afogamentos.”

Mais melhorias estão no horizonte, e a aplicação de imagens de webcam e identificação de inteligência artificial de correntes de retorno estão se mostrando promissoras em toda a comunidade de pesquisa.

Os parceiros neste trabalho incluem a Southeast Coastal Ocean Observing Regional Association (SECOORA), o United States Geological Survey (USGS), a United States Lifesaving Association (USLA) e a academia.

Para ver um mapa experimental costeiro dessa previsão, visite www.weather.gov/beach.

Receba nossas Notícias no seu Email

Últimas Notícias