Jornal americano afirma que Nike pretende se desfazer da Hurley, e executivos consideram até mesmo a venda de 100% da marca
Por Redação HC
A crise na surf wear continua. Segundo a Bloomberg, mídia dos Estados Unidos especializada em mercado financeiro, a Nike estuda a venda da Hurley, uma das maiores marcas do surfe na atualidade. A Bloomberg ouviu para a matéria fontes de dentro da Nike, que confirmaram a informação, mas solicitaram o anonimato.
A Nike é dona da Hurley desde 2002, quando comprou a marca fundada por Bob Hurley numa tentativa de se inserir no então crescente mercado da surf wear.
No final desta década, entretanto, a avaliação dentro da gigante mundial do setor esportivo é que a imagem ligada ao surfe perdeu o apelo para o público jovem — as falências de Quiksilver e Billabong, e as posteriores aquisições de ambas pelo grupo de investidores Oaktree Capital seriam o maior exemplo disso.
Nenhuma fonte da Nike ou da Hurley quis comentar oficialmente a reportagem.
Não é possível ter uma noção exata do impacto que a venda para um outro grupo — e a consequente saída do guarda-chuva da toda poderosa Nike — poderia ter sobre a Hurley.
A marca atualmente é a que mais patrocina surfistas na elite do surf mundial: John John Florence, Filipe Toledo, Julian Wilson, Michel Bourez, Adrian Buchan e o líder do ranking masculino, Kolohe Andino.
Entre as mulheres, a cena é parecida. A tricampeã mundial e atual líder do circuito, Carissa Moore, e a atual vice-campeã mundial, Lakey Peterson, por exemplo, são duas atletas patrocinadas pela marca no topo do CT.
Mas enquanto as tradicionais gigantes do ramo continuam patrocinando eventos grandes da WSL, a Hurley saiu desta briga. A Rip Curl ainda tem etapas em Bells Beach e Portugal, a Billabong segura o Pipe Masters como pode e a Quiksilver segue com as tradicionais paradas da França e Gold Coast, na abertura do circuito. A Hurley era responsável pela etapa de Trestles, na Califórnia, que foi limada do circuito em 2018, cedendo lugar ao Surf Ranch Pro, na piscina de ondas desenvolvida por Kelly Slater.