É oficial: a montanha líquida da Nazaré despertou “extra large” nessa segunda-feira, 26/10, graças a uma tempestade que enviou o swell para o Reino Unido dias antes.
Já se passaram anos desde que o Atlântico Norte ficou assim, duas tempestades consecutivas (uma, os restos do furacão Epsilon) estão explodindo em quase todos os lugares da Europa Ocidental, e elas continuam acontecendo nos próximos dias.
A menor tempestade caiu no Reino Unido no fim de semana e enviou um pulso de swell XL para Portugal na tarde de ontem.
“Sim, foi um bom aquecimento, apenas bom para lá fora, sentir a prancha, as condições, o esqui. Há mais a caminho,” contou Nic Von Rupp (no vídeo acima) em declarações ao Magic Sea Weed.
Segundo o MSW, Sebastian Steudtner e Maya Gabeira pegaram algumas bombas de mais de 40 pés.
Andrew Cotton também. “Peguei algumas ondas”, disse ele. “Pulsou pela manhã, mas eu assisti um pouco e depois entrei com Garrett McNamara antes de escurecer. Vai ser uma longa semana, então estou me controlando.”
Mas, como tudo o que foi dito acima, esta foi apenas a sessão de aquecimento.
Fonte: Magic Sea Weed
O evento principal será nesta quarta-feira de noite e na quinta-feira, quando o furacão Epsilon, que tem se alastrado na costa leste dos Estados Unidos nos últimos dias, se junta a um sistema-mãe na Groenlândia, enviando uma bolha negra de destruição direto para as costas do oeste Europa.
As previsões de altura das ondas para Nazaré, França e Espanha são enormes – e podem muito bem ser uma das maiores ondas já vistas para Portugal.