“Provavelmente é o último lugar onde vou conseguir entubar como eu costumava fazer, então eu amo esta onda, penso que é uma coisa maravilhosa e uma grande parte do futuro do surf”. No vídeo abaixo, em que aparece entubando com muita classe aos 76 anos de idade, o eterno Mister Pipeline, Gerry Lopez dá sua opinião sobre o Surf Ranch, a piscina de ondas de Kelly Slater. Na entrevista para a CBS San Diego ele olha para as possibilidades abertas pelo surf mecânico com a mesma atitude zen que marcou sua trajetória como um dos mais influentes surfistas da história.
Ao contrário de muita gente que ainda torce o nariz para as piscinas de ondas, alegando que surf de verdade só acontece no mar, desde quando surgiram as primeiras imagens da revolucionária piscina do Kelly Slater, Lopez abraçou o conceito sem nenhuma restrição. Fez parte do seleto grupo de convidados a testar o Surf Ranch desde quando só eram produzidas direitas e saiu elogiando a experiência.
Quando a esquerda foi introduzida, ele encontrou nela a onda de sonho na qual pôde continuar fazendo o que mais gosta no surf, desaparecer no interior de tubos perfeitos. Na entrevista Gerry detalha como foi sua progressão na onda, explicando que teve uma dificuldade inicial que revela o quanto a onda é exigente e programada para a alta performance.
Poucos surfistas entendem tanto de entubar quanto Gerry Lopez. Foi ele quem aperfeiçoou a arte durante seu reinado em Pipeline, onde venceu o Pipe Master em 1972 e 73, e seu pioneirismo na Indonésia nos anos 70, surfando Uluwatu e G-Land apenas com poucos amigos na água. Hoje em dia ele ressalta o quanto é difícil surfar nos melhores picos devido ao crowd e a agressividade decorrente. Cada um ter sua vez na fila de pegar as ondas é um dos fatores que ele mais curte na piscina de ondas. “A vibração é boa demais”.