26 C
Papeete
domingo, 19 maio, 2024
26 C
Papeete
domingo, 19 maio, 2024

Mundial de Parasurfe 2023 pode ser divisor de águas para inclusão da modalidade nas Paralimpíadas

A oitava edição do ISA World Para Surfing Championship, o campeonato mundial de Parasurfe 2023, está acontecendo em Huntington Beach, na Califórnia, de 5 a 11 de novembro. O evento, entretanto, vai além das expectativas habituais, pois se destaca como um potencial marco histórico na inclusão global. Com 184 atletas de 27 países, incluindo a estreia da Arábia Saudita, a competição transcende as ondas californianas, tornando-se um catalisador significativo para a possível entrada do Para Surfing nas Paralimpíadas de 2028.

Enquanto os Para Surfistas demonstram suas habilidades nas ondas, a competição pode trazer mais do que a busca por medalhas e títulos, já que o Comitê Paralímpico Internacional, junto com o Comitê Organizador de Los Angeles 2028, está atentamente observando com grandes chances de incluir a modalidade nos Jogos Paralímpicos de 2028.

“Em janeiro, a IPC Governing Board confirmou que o Para Surfing demonstrou a viabilidade competitiva e a integridade do esporte, bem como os benefícios estratégicos para os Jogos Paralímpicos”, diz um comunicado da ISA.

Desde o lançamento do primeiro Campeonato Mundial de Para Surfing em 2015, organizado pela ISA em San Diego, o evento cresceu em tamanho, alcance, popularidade e apoio. Atualmente, são 113 países membros da entidade.

“Nossa missão na ISA de criar ‘Um Mundo Melhor Através do Surf’ é claramente evidenciada em cada um dos atletas de Para Surfing. O efeito transformador que o oceano proporciona é inegável, e o surf desempenha um papel fundamental na cura da mente, do corpo e do espírito para muitos na comunidade de Para Surfing”, explica o Presidente da ISA, Fernando Aguerre.

+ Kelly Slater divulga 1ª imagem da super piscina de ondas em Abu Dhabi

Um evento de recordes e mudança cultural

Com 62 mulheres competindo, representando mais de um terço dos atletas, e 302 para surfistas oficialmente classificados, o ISA World Para Surfing Championship 2023 não apenas bate recordes, mas também redefine o paradigma de gênero e capacidade no esporte.

Enquanto as ondas de Huntington Beach testemunham as habilidades excepcionais dos Para surfistas, o mundo observa um evento que vai além da competição esportiva. A torcida maior é de que o ISA World Para Surfing Championship 2023 se consolide como um movimento que pode abrir as portas para uma nova era de oportunidades e representação nos Jogos Paralímpicos. Nesta competição, o surf pode emergir como uma força unificadora, pronta para quebrar barreiras e pavimentar o caminho para um futuro mais inclusivo e igualitário no esporte.

Receba nossas Notícias no seu Email

Últimas Notícias