23.1 C
Hale‘iwa
sábado, 13 abril, 2024
23.1 C
Hale‘iwa
sábado, 13 abril, 2024

Mundaka fecha temporada com sessão de gala só para locais

Se tiver a oportunidade de surfar Mundaka, muito cuidado para não rabear alguém que esteja tão entocado no canudo que não dá nem para ver direito. Os locais costumam completar tubos impossíveis.

Mundaka é uma das ondas mais cobiçadas da Europa, e das mais raras de funcionar também. Mas quando tudo se encaixa, o espetáculo é garantido. Difícil é ser convidado para participar. Para assistir, tudo bem, mas se quiser entubar, aí fica bem mais complicado. Os nativos dominam o pico de maneira feroz. Mais ainda se souberem que o swell que estão surfando pode ser aquele que vai fechar a temporada com uma sessão de gala só para locais.

Na sexta-feira passada, estavam presentes na água Kepa Acero e Txaber Trojaola, entre outros especialistas na onda. No dia anterior Mundaka já havia feito a alegria da galera com sua longas esquerdas cobrindo toda a extensão da baía. Mas foi no feriado da Paixão de Cristo que os espanhóis puderam desfrutar ao máximo os tubos quebrando na primeira sessão com uma perfeição incrível.

+Mundaka clássica no primeiro grande swell de 2023

Como normalmente acontece, quem olha de fora, ou assiste num vídeo, tem a impressão de se tratar de um pico fácil de surfar, tamanha a harmonia no encaixe de saída do rio, acúmulo de areia, ângulos e curvas da costa, tudo aparentemente projetado com precisão para produzir uma das ondas mais impressionantes do planeta. O acesso inclusive é bastante simples, com uma remada tranquila desde o porto. Mas não se engane, a correnteza é cruel e a onda joga os mais incautos como força na bancada rasa, podendo causar lesões facilmente.

O pico de fora é dominado por um grupo de locais que não faz questão nenhuma de ser simpático com forasteiros, os quais eles costumam mandar de volta pro inside sem a mínima cerimônia. Talvez seja mesmo o melhor lugar para estar até que você tenha uma  boa noção de todo o ambiente ao seu redor. Exercite a paciência e quem sabe sobra uma da série vazia para você. Mas muito cuidado para não rabear alguém que esteja tão entocado no canudo que não dá nem para ver direito. Os locais costumam completar tubos impossíveis e não vai ser legal ele te encontrar impedindo a saída. Mas enquanto sonha, aproveite para assistir o vídeo acima e aprender.

Receba nossas Notícias no seu Email

Últimas Notícias