23.2 C
Hale‘iwa
segunda-feira, 6 maio, 2024
23.2 C
Hale‘iwa
segunda-feira, 6 maio, 2024

Morre o lendário Art Brewer

A comunidade do surf está de luto pela morte de Arthur ‘Art’ Brewer, 71 anos, autor de muitas das fotos mais icônicas do surf.

Foram mais de cinco décadas documentando a rica e intensa cultura do surf; de Bertlemann a Bunker Spreckels (a quem foi designado pessoalmente por um tempo) a Rasta, Slater, Lopez, Peter McAbe, Rob Machado e centenas de outros ícones do surf no mundo.

art_self18.jpg
Auto-retrato.


“NA LINGUAGEM DAS IMAGENS, AS FOTOGRAFIAS DO ART BREWER SÃO CONHECIDAS POR FALAR COM VERDADES PENETRANTES, ANIMADAS COM UMA SAGACIDADE OUSADA. MAS A VOZ COLOQUIAL ÚNICA DE BREWER TAMBÉM É CAPAZ DE UMA GRANDEZA CONDENADA EVOCAR UM SENTIDO ICÔNICO DE “TESTEMUNHO” QUE NOS LEVA À FRENTE DE NOSSA ATENÇÃO, ALERTA PARA ALGO TRANSCENDENTE EM CADA MOMENTO CAPTURADO. COMO EXPERIÊNCIA SUBJETIVA, SUAS IMAGENS NOS EMOCIONAM COM SUA PRESENÇA; TRAZENDO-NOS DE ALGUMA FORMA DE VOLTA PARA NÓS MESMOS. ESTE DOM TRADUZ-SE EM PODEROSAS IMPRESSÕES QUE TRANSMITEM RELEVÂNCIA E SIGNIFICADO QUE EVOCAM E ENGAJAM, TRAZENDO CREDIBILIDADE, HONESTIDADE E INTIMIDADE PARA A VASTA VARIEDADE DE ASSUNTOS QUE CHAMAM NOSSOS OLHOS”

– Drew Kampion

 

Rick Griffin
À direita, Mark Cunningham

“Acabei de saber que perdemos ontem um dos melhores fotógrafos de surf de todos os tempos. Art Brewer era um fotógrafo tão influente quando eu estava subindo na hierarquia. Ele criava fotografias tão interessantes, mas o que eu mais amava eram seus soberbos retratos. Você poderia dizer que ele amava a fotografia da maneira que ele era tão criativo. Ele definitivamente deixou uma grande impressão em mim,” escreveu o amigo próximo e fotógrafo de surf Sean Davey.

 

Em um texto em seu site a australiana Tracks:

“O trabalho de Brewer nos convidava sentir sutilezas de emoção que talvez não sabíamos que existiam antes de olharmos para uma de suas imagens. Através de suas lentes, os surfistas tornaram-se divinos e surfar nas ondas parecia a atividade mais nobre e cheia de prazer da Terra. Mais importante, ele foi fundamental para tornar o surf uma cultura à qual queríamos pertencer, mas não porque era seguro e homogêneo. A lente de Brewer gostava de atitude, individualismo e auto-expressão. Ele criou uma avenida para os surfistas definirem sua própria opinião sobre o ato de surfar, dentro e fora da água.”

O consagrado fotógrafo Brian Bielmann sobre seu mestre:

“Art era o melhor das melhores. Art me ensinou o que era ver a beleza que Deus criou e depois devolvê-la a todos através da lente da minha câmera. Estou fazendo uma oração por sua família e da próxima vez que for tirar uma foto das ondas, vou olhar para cima e dizer Artie, essas fotos para você. Adeus a uma alma linda, artista e amiga.”

 


Ícone consagrado

Um dos principais fotógrafos durante a era de ouro das revistas de surf, o olho de Art Brewer para cores e enquadramentos é inigualável desde que ele pegou uma câmera pela primeira vez em 1967.

E apenas um ano depois de começar a fotografar, Brewer acertou sua primeira foto de capa da revista Surfer.

 

Bunker Spreckels.

 

O nativo de Dana Point, Califórnia, que começou a surfar em 1963 aos 12 anos, foi o fotógrafo dominante da norte-americana Surfer de 1968 a 1971, fotografando seis de nove capas.

Em 1971, ele saltou para a revista Surfing até retornar à Surfer em 1975, onde acabou servindo como editor de fotos da revista.

Embora suas imagens de ação e estilo de vida continuem a ter uma classificação alta nos anais da história do surf, foram seus retratos que o destacaram.

 

Acima, a lenda do surf havaiano Larry Bertlemann visitando a Austrália da maneira mais estilosa possível. Foto: Art Brewer

 

“A mistura idílica de humor, luz e textura de Brewer aparentemente imortalizou seus súditos,” escreveu o www.surfingwalkoffame.com.

 

Suas fotos foram publicadas em inúmeras revistas como Rolling Stone, Sports Illustrated, Playboy e Esquire (onde ele fotografou a capa de 1992).


“Masters of Surf Photography: Art Brewer”, livro publicado pelo The Surfer’s Journal (capa acima) é uma luxuosa capa dura de 250 páginas que oferece uma retrospectiva abrangente do trabalho de Brewer.


Apoio à família

Embora Brewer estivesse completamente segurado, ele recebeu uma pesada conta médica para um transplante de fígado enquanto estava em terapia intensiva na UCLA. Se você gostaria de ajudar com os honorários médicos que supomos que sua família agora tem que lidar, clique aqui.

Acesse aqui o site de Art Brewer.

Receba nossas Notícias no seu Email

Últimas Notícias