A sexta edição do Mimpi, Festival Internacional de Filmes de Surfe e Skate, apresentado pela Quiksilver, acontece entre os dias 17 e 20 de novembro no Rio de Janeiro. Neste ano o evento idealizado pela Void e pela Jamur Vídeos, será aberto ao público e terá como palco principal um dos cenários mais tropicais do mundo, o Parque Lage.
Para 2017, o festival que une projeções, som, lisergia, convivência, invenções e experimentações, buscou explorar a relação do som com o surfe e o skate como uma maneira de deslocar o pensamento e provocar reflexões sobre o seu impacto e influência nas criações audiovisuais contemporâneas.
A confraternização ocorre durante quatro dias, com uma programação recheada de atividades. O evento vai além da exibição de filmes, trazendo arte, música, feira independente, além de oficinas.
HARDCORE selecionou alguns filmes – entre o surf e o skate – que valem muito o play – e, por que não, o troféu. Solta aí:
EM MOVIMENTO SINCOPADO (assista acima)
Montagem: Felipe Eduardo Espíndola
Trilha Sonora: Guilherme Granado
Idealização: André Calvão
“A experimentação com imagens e sons, captadas em formatos analógico e digitais numa miscelânea de cortes, sobreposições de camadas e imagens corrompidas. A trilha que acompanha, flerta e aborda uma visão da sub-cultura do skateboarding, usando o urbano como plano,” é como descrevem os idealizadores. Com os skatistas Akira Shiroma, Alexandre Cotin, Guega, Cervone, Leo Low e Murilo Romão.
FREE JAZZ VEIN (Tin Ojeda)
Três anos depois de lançar Expencive Porno Movie, o diretor Tin Ojeda lança novo filme. Todo filmado em 16 mm, estreiou pela primeira vez na Satudays NYC – solta o play no trailer: valeu a pena esperar por três anos pelo lançamento de Tin.
ABKHAZIA (Vantte Lindevall)
Um documentário sobre skatistas que questionam seu próprio comportamento e sua relação com não skatistas. Como? O documentário foi gravado em algum lugar da antiga União Soviética, assolado por guerras de independência. Dar grinds em monumentos históricos, portanto, não é das atitudes mais normais por lá – solta o trailer!
INTO THE BLISS (Pierre David & Douglas Guillot)
O filme investiga a mente de Jordan Rodin, e é um ode ao conceito do surf sem quilhas. Longe da natureza competitiva e comercial do surf, e muito inspirado no surfista finless, aliás, mestre do surf sem quilhas, Derek Hynd, o surfista narra sua experiência de surf sem regras e limites e quilhas. Play!
PROGRAMAÇÃO
Na sexta-feira, 17 de novembro, abertura do festival, o encontro será na Casa Carioca de Design, no Centro, seguida da primeira de duas festas que vão rolar durante o Mimpi. A outra festa também será no Centro, no domingo, 19 de novembro, para a galera ir depois que encerrar as atividades no Parque Lage, Jardim Botânico (RJ).
Durante os dias 18, 19 e 20 de novembro, o Parque Lage será um espaço para a celebração da cultura do surfe e do skate. Exibição de filmes, arte, música, feira independente, palestras e oficinas. A entrada será gratuita e aberta ao público.
A programação extensa com direito a convidados especiais, como os surfistas australianos Dion Agius e Chippa Wilson, também contará com exposições artísticas e a apresentação de bandas e DJ’s, completando ainda mais a experiência do público.
As bandas Boogarins, Negro Leo, Oruã e Ava Rocha estão entre as atrações do festival. Aymeric Nocus (skatistas, artista e videomaker) e Sancho Rodriguez (organizador do San Sebastian Surf Film Festival na Espanha, dois convidados internacionais confirmados para o evento. Durante o Mimpi acontecem duas exposições, uma do renomado fotógrafo francês Fred Mortagne e outra do Surfari sobre o projeto “Reconhecendo o Surf”.
A feirinha do Mimpi contará com marcas independente e delícias gastronômicas da Void Lanches, que vai levar as cozinhas das lojas para o festival, além de especiarias veganas e vegetarianas do Brota, delícias na brasa do Entrevero e temperados receitas orientais da HOF, vai ter para todos.
Idealizado pela Void e pela Jamur Vídeos, o Mimpi é apresentado pela Quiksilver.
Confira a lista de filmes finalistas AQUI.
Para programação completa, acesse AQUI.
Informações importantes:
1: O acesso para os dias de festival no Parque Lage será gratuito e aberto ao público, mas sujeito a lotação. Logo, chegue cedo e aproveite toda a programação.
2: O Parque Lage não possui estacionamento conveniado. Transporte público é a melhor opção.
3: As duas festas serão nos dias 17 e 19 de novembro, também gratuitas. Mais infos sobre elas, em breve.
4: A abertura do festival, dia 17 de novembro, na Casa Carioca de Design, será gratuita, mas em decorrência da lotação do espaço, chegue cedo.
Serviço:
Mimpi 2017
Datas: 17 até 20 de novembro – Rio de Janeiro
Para mais informações sobre inscrições, regulamento e questões técnicas, acesse www.mimpifilmfest.com.br.