A morte trágica de Tamayo Perry em decorrência de um ataque de tubarão em Goat Island, costa leste de Oahu, no Havaí, abalou a comunidade do surf. Como forma de homenagem, um memorial foi marcado para domingo, 14 de julho, às 15h, no Ehukai Beach Park, próximo a Pipeline, local onde ele construiu seu legado.
Perry foi encontrado por moradores locais com um braço e uma perna faltando enquanto tentavam resgatá-lo. Ele foi levado até a praia com o auxílio de uma moto aquática, mas, infelizmente, não resistiu aos ferimentos. O incidente ocorreu no sábado (22), mas só foi reportado pela imprensa no domingo, 23 de junho.
Em entrevista a uma das maiores emissoras de televisão norte-americana, a ABC News, sua esposa, Emilia Perry, compartilhou seus sentimentos após a tragédia. “Foi como se eu estivesse nas melhores férias de 25 anos da minha vida com ele e agora acabou”, disse ela, acrescentando que o legado deixado por Tamayo incluía “ensinar como ser um ser humano melhor. Amar todos enquanto os temos, porque nunca sabemos quando serão tirados de nós.” Emilia também expressou sentir uma “calma estranha”, acreditando que ele está em um lugar melhor agora.
Diante da tragédia, o memorial visa celebrar a vida do surfista. “Todos nós queremos ser o herói de nossa própria história, uma das características redentoras da humanidade é o desejo de seguir nossas convicções sempre e sem medo. Poucos de nós são capazes de ser verdadeiramente esse herói. Tamayo Perry foi, é e será para sempre”, informa o comunicado do Memorial. “Ele era o irmão mais velho de todos, severo e intransigente, mas com um sorriso contagiante e brincalhão. Ele era o seu salvador na hora da necessidade, a sua segurança quando tudo ruiu. Ele era um cavaleiro no fogo do North Shore nos anos 90, sua fé em Cristo era a rocha sobre a qual ele se apoiava. Poucos são aqueles que realmente seguem os passos de Jesus, Tamayo nunca desviou os olhos do caminho. Por mais trágica que seja a sua morte, ele deixou este mundo fazendo o que amava, no lugar que amava fazer. Encontramos força em saber que ele está no céu com nosso Senhor Jesus Cristo, pegando ondas em Pipeline com os amigos que já se foram.”
+ João Chianca diz quem tem as qualidades de um “surfista perfeito”
O canal do YouTube da Freesurf magazine lançou um vídeo reunindo alguns dos melhores momentos de Tamayo em Pipeline desde 2006. O vídeo serve como uma lembrança vívida de seu talento e paixão pelo surf. Assista abaixo:
Paralelamente, uma campanha no GoFundMe já arrecadou US$88.947 até o momento, dos US$200 mil estabelecidos como meta. A campanha visa honrar a memória de Tamayo Perry e apoiar sua família neste momento difícil.
Tamayo Perry deixa um legado de vida dedicada ao mar, uma história que continuará a inspirar gerações futuras.