Publicidade:

Quais os melhores suplementos alimentares para surf?

Um surfista utiliza, basicamente, duas capacidades físicas: resistência e potência. Durante o tempo dentro d’água, é preciso resistência para conseguir remar durante horas e para voltar ao outside. Além disso, é essencial ter explosão na remada para entrar na onda. Por isso, o uso de suplementos alimentares pode melhorar a sua performance no surf.

Para sustentar esta demanda energética, o personal trainer – e surfista nas horas vagas – Carlos Klein, recomenda a ingestão de carboidratos que dão energia para os músculos. “Geralmente a alimentação garante o load inicial de carboidratos, e o ideal é recarregar a cada três horas.” Para isso, Klein recomenda suplementos de carboidratos, como os sachês de gel que podem ser levados dentro da bermuda ou do john.

Leia mais

+ Mitos e verdades sobre o whey protein

+ Suplementos esportivos: entenda o que são e para o que cada um serve

O pró Junior Faria sabe disso: “Quando estou competindo e não consigo comer direito, tomo um sachê de Carb Up para repor as energias.”

A nutricionista Tatiana Lossávaro também indica a ingestão de carboidratos, mas lembra que é importante manter um bom nível de glicose no sangue – o que evita a fadiga. Para isso, ela indica a maltodextrina: “Este suplemento é um carboidrato de absorção gradativa, que ajuda a manter os níveis de glicose na corrente”. A nutricionista recomenda tomá-la quinze minutos antes da atividade.

Para ter potência, o surfista utiliza outro tipo de sistema energético, o Atp-CP. Nesse sistema, o que gera energia para o corpo são as ligações de creatina-fosfato presentes dentro do músculo. A creatina é um suplemento bastante usado por atletas profissionais para ganhar mais força, mas de uso controverso para surfistas e esportistas amadores.

O que os especialistas ressaltam é que, independente da utilização de suplementos, é imprescindível ter uma alimentação regulada para render bem no surf.


Receba nossas Notícias no seu Email

+Notícias