27 C
Papeete
sexta-feira, 24 maio, 2024
27 C
Papeete
sexta-feira, 24 maio, 2024

Medina ou Yago? Quais as chances de mais um brasileiro no WSL Finals Five?

Restando uma etapa para definir quem serão os cinco surfistas na briga pelo título mundial de 2023 a competir no Rip Curl WSL Finals Five muita gente tem se perguntado se deve apostar suas fichas em Yago Dora ou em Gabriel Medina para ocupar a quinta vaga.

Com a conclusão do Corona Open J-Bay, o tricampeão mundial ocupa a sexta colocação no ranking mundial. Já dentro da zona de classificação estão, Yago Dora (5º), João Chianca (4º), Griffin Colapinto (3º), Ethan Ewing (2º) e Filipe Toledo (1º).

Dos cinco primeiros colocados, Filipe Toledo, Ethan Ewing e Griffin Colapinto estão oficialmente classificados. João Chianca está praticamente confirmado no seleto grupo do Finals Five e só um resultado absolutamente inesperado tira ele da vaga. Ao pé da letra, isso acontece se Chumbinho perder de cara e todos os quatro adversários que estão logo abaixo, no ranking, chegarem até a semifinal. Mas, convenhamos, a probabilidade disso acontecer é quase nula. Realisticamente falando, resta, portanto, apenas uma vaga disponível, a quinta, atualmente ocupada por Yago Dora.

Gabriel Medina, em sexto, John John Florence, sétimo, e Jack Robinson, oitavo são quem tem mais chances de brigar com Yago por essa vaga, ainda que Leonardo Fioravanti, Ryan Callinan e Connor O’Leary, matematicamente, também estão aptos a entrar nessa briga, mas dependem de uma combinação mirabolante de resultados – seus e de seus adversários diretos.

+ Corrida pelas vagas olímpicas se intensifica após o WSL Corona Open J-Bay

Mas, a grande questão, para nós, é: quais as chances de termos mais um brasileiro competindo no Rip Curl WSL Finals Five?

Yago, por estar em quinto lugar, será o “alvo” em Teahupoo. Se ele terminar a etapa em quinto lugar, só perde a vaga nos Top 5 se seus adversários chegarem à final. Se Yago ficar em terceiro lugar, ou seja, na semifinal, Medina precisa ir à final.

Se Yago ficar em quinto, John John e Robinson só passariam o brasileiro se forem campeões. Porém, se chegar à final no Taiti, John John e Robinson não teriam mais chances e Medina teria de ser campeão para ficar com a vaga.

Por fim, no duelo particular entre Medina e John John, sexto e sétimo colocados no ranking, o havaiano precisa ficar uma colocação à frente do brasileiro na competição. Já em relação a Robinson, Medina tem a vantagem de duas fases se ficar nono ou quinto lugar, mas, em ambos os casos, precisa ficar à frente de Yago na competição para garantir a vaga.

Receba nossas Notícias no seu Email

Últimas Notícias