Restando uma etapa para definir quem serão os cinco surfistas na briga pelo título mundial de 2023 a competir no Rip Curl WSL Finals Five muita gente tem se perguntado se deve apostar suas fichas em Yago Dora ou em Gabriel Medina para ocupar a quinta vaga.
Com a conclusão do Corona Open J-Bay, o tricampeão mundial ocupa a sexta colocação no ranking mundial. Já dentro da zona de classificação estão, Yago Dora (5º), João Chianca (4º), Griffin Colapinto (3º), Ethan Ewing (2º) e Filipe Toledo (1º).
Dos cinco primeiros colocados, Filipe Toledo, Ethan Ewing e Griffin Colapinto estão oficialmente classificados. João Chianca está praticamente confirmado no seleto grupo do Finals Five e só um resultado absolutamente inesperado tira ele da vaga. Ao pé da letra, isso acontece se Chumbinho perder de cara e todos os quatro adversários que estão logo abaixo, no ranking, chegarem até a semifinal. Mas, convenhamos, a probabilidade disso acontecer é quase nula. Realisticamente falando, resta, portanto, apenas uma vaga disponível, a quinta, atualmente ocupada por Yago Dora.
Gabriel Medina, em sexto, John John Florence, sétimo, e Jack Robinson, oitavo são quem tem mais chances de brigar com Yago por essa vaga, ainda que Leonardo Fioravanti, Ryan Callinan e Connor O’Leary, matematicamente, também estão aptos a entrar nessa briga, mas dependem de uma combinação mirabolante de resultados – seus e de seus adversários diretos.
+ Corrida pelas vagas olímpicas se intensifica após o WSL Corona Open J-Bay
Mas, a grande questão, para nós, é: quais as chances de termos mais um brasileiro competindo no Rip Curl WSL Finals Five?
Yago, por estar em quinto lugar, será o “alvo” em Teahupoo. Se ele terminar a etapa em quinto lugar, só perde a vaga nos Top 5 se seus adversários chegarem à final. Se Yago ficar em terceiro lugar, ou seja, na semifinal, Medina precisa ir à final.
Se Yago ficar em quinto, John John e Robinson só passariam o brasileiro se forem campeões. Porém, se chegar à final no Taiti, John John e Robinson não teriam mais chances e Medina teria de ser campeão para ficar com a vaga.
Por fim, no duelo particular entre Medina e John John, sexto e sétimo colocados no ranking, o havaiano precisa ficar uma colocação à frente do brasileiro na competição. Já em relação a Robinson, Medina tem a vantagem de duas fases se ficar nono ou quinto lugar, mas, em ambos os casos, precisa ficar à frente de Yago na competição para garantir a vaga.