Durante live feita no seu canal na Twitch, Gabriel Medina revelou que não poderá participar da etapa de Teahupoo da Championship Tour – CT por não ter tomado a vacina contra a covid-19.
As autoridades taitianas exigem que visitantes apresentem, além do exame de Covid-19, certificado de vacinação, caso contrário, são obrigados a permanecer em quarentena por dez dias após desembarcarem em solo taitiano.
“Eu não vou para Teahupoo porque eu não tomei a vacina e aí tem que fazer 10 dias de quarentena. Aí não dá tempo de ir do México, que é uma seguida da outra. Aí vou ser obrigado a não ir. Sacanagem. Mas de boa“, disse.
A janela de disputa na etapa do México será entre os dias 10 e 19 de agosto, enquanto a competição em Teahupoo está marcada para acontecer entre os dias 24 e 3 de setembro. Sendo assim, seriam apenas cinco dias de intervalo caso a etapa mexicana se encerre no último dia da janela.
A ausência no Taiti, contudo, não fará diferença para o Brasileiro, que lidera o ranking mundial e já está classificado para a final, que será disputada em Trestles, Califórnia, em setembro.
Nos bastidores se comenta que esta teria sido uma escolha consciente de Medina, evitando correr o risco de se machucar em Teahupoo, uma das ondas mais perigosas do mundo.
O Comitê Olímpico do Brasil (COB) informa que disponibilizou vacinas para todos os atletas que disputaram a Olimpíada em Tóquio, mas cada um poderia escolher tomar ou não o imunizante contra a Covid-19. Assim, 75% da delegação brasileira foi vacinada, enquanto os 25% não receberam a dose, sem ter os nomes e motivos revelados.