O Coronavírus ainda não atingiu o seu ápice nos EUA, mas as prateleiras dos supermercados estão vazias, os bares e as lanchonetes estão fechados, as autoridades estão dizendo para você ficar dentro ou longe de outros seres humanos, e a economia parece que está prestes a passar por cima das cataratas. É muito para absorver.

“A ÁGUA SALGADA VAI NOS  SALVAR”

Sim, esses são realmente tempos incertos. Mas respire. O jornalista Joey Carberry, do site The Inertia, telefonou para o Dr. Jeffrey J. Spillane, cirurgião torácico, especialista em pulmão e surfista de Cape Cod. O médico foi categórico: “É tudo sobre a água salgada”, diz ele. “Eu continuo dizendo que o oceano vai nos salvar.”

USO DO LOTA: SABEDORIA MILENAR INDIANA

Spillane acredita muito no lota (utilizado para lavagem nasal há milênios no Yoga, com benefícios cientificamente comprovados, é recomendada por médicos e terapeutas no mundo inteiro. Usando apenas água morna filtrada e sal, o Lota remove as impurezas, reduz as secreções nasais e combate as inflamações), no poder da água salgada e em sua capacidade de limpar o corpo humano.

“Houve um grande estudo sobre sinusite (inflamação dos tecidos sinusais que causam infecções) em surfistas e não surfistas australianos”, diz ele. “O gotejamento nasal que os surfistas recebem é realmente uma coisa boa, porque libera os seios. No estudo, os surfistas tiveram uma menor incidência de problemas de sinusite. Surfar é como usar constantemente um lota.”

Essa descarga esfolia nosso sistema e, embora o Dr. Spillane não tenha dito que desinfecta, ele elogiou a propensão do oceano a nos purificar de doenças (se não estiver infectado com esgoto, é claro).

SURFE, MAS, EVITE AGLOMERAÇÕES

Além disso, o médico também mencionou o fato de que os surfistas não são “ratos de matilha” e preferem ficar muito afastados um do outro na água, preferindo praias vazias a listas em baladas, de modo que o distanciamento social é, naturalmente, uma parte natural de nosso estilo de vida.

Vale lembrar, o maior problema está fora da água, quando estamos socializando no estacionamento, por exemplo. Em resumo, não faça isso, mesmo que desejemos, especialmente se você estiver em um local em que as autoridades locais tenham solicitado bloqueios voluntários (que agora incluem a Califórnia, como o governador Gavin Newsom ordenou permanência em todo o estado).

“Se sua saúde está comprometida, não é uma boa ideia, se você estiver trocando toalhas no estacionamento, não é uma boa ideia”, diz ele. “Mas sair é uma boa ideia. Surfar é algo em que podemos nos agarrar agora. Há algo de bom que vai sair disso”, diz ele. “A maioria do público em geral agora está ouvindo cientistas. Quando os cientistas estão surtando, é hora de surtar. É um problema global que está nos unindo. Então, talvez daqui para frente, será mais fácil resolver o problema do aquecimento global. “

Via The Inertia