Máscaras cirúrgicas descartáveis e outros equipamentos de proteção tem sido cada vez mais encontrados em meio às bancadas de coral das Filipinas.
O relato, feito por mergulhadores, preocupa ambientalistas, pois trata-se de mais um tipo de material, potencialmente prejudicial à vida nos oceanos, descartado incorretamente.
A descoberta recente aconteceu na bacada de Anilao, um local popular entre mergulhadores, a sul da capital Manila.
As imagens, divulgadas pela “BBC Londres”, mostram um cenário desolador.
“No lixo recolhido pelos mergulhadores é possível ver máscaras azuis, muitas. Há também viseiras, garrafas de plástico. E a pergunta é: o que acontece agora a este lixo?”, questionou o jornalista Howard Johnson.
+ Altas em Rocky Point com Koa Rothman e John John Florence
+ Um pesadelo chamado Mavericks
+ Fortes chuvas colocam o Havaí em estado de emergência
Segundo relatos dos locais, a quantidade de detritos aumentou desde o início da pandemia.
“Antigamente não era tão mau. Por vezes víamos pequenos pedaços de plástico, mas agora, para onde quer que olhemos, o lixo está lá”, explica um morador local.
De acordo com o Asian Development Bank, citado pela “BBC”, no pico da pandemia, na bancada de coral localizada próxima à Manila, foram encontrados cerca de 280 toneladas de resíduos em excesso ao valor habitual.
Além disso, animais marinhos como peixes e tartarugas. Acabam ingerindo parte desse material, que é tóxico e prejudicial tanto para essa espécies, quanto para quem consome esse pescado.
Segundo relatório das Nações Unidas, mais da metade das máscaras usadas estão indo parar no mar.