25.6 C
Hale‘iwa
domingo, 5 maio, 2024
25.6 C
Hale‘iwa
domingo, 5 maio, 2024

Maricá comemora um ano do projeto Surf Inclusivo

A Prefeitura de Maricá, por meio da Secretaria de Políticas Inclusivas, em parceria com o Instituto Escola de Surf e Bodyboard (ESB), promoveu no sábado (29/04) uma aula em comemoração ao primeiro ano do projeto Surf Inclusivo na Praia de Ponta Negra. O evento contou com a participação de mais de cem pessoas, sendo cinco alunos surdos do projeto.

Com a ajuda dos instrutores e intérpretes de libras, os alunos tiveram um dia de muita diversão e aproveitaram ao máximo a experiência de estar na água. O secretário de Políticas Inclusivas, Clauder Peres, falou sobre a troca de experiências para os munícipes.

+ Surfista é mordido por tubarão em J-Bay

“Este programa de esporte inclusivo se reveste de intensa satisfação, pela beleza da diversidade que se faz presente. Nessas interações, pessoas com deficiência revelam suas potências e suas habilidades, proporcionando a técnicos e assistidos um profundo desenvolvimento cognitivo e emocional. É vibrante observarmos o avanço dos nossos assistidos no surf, inclusive no processo interacionista”, disse.

O evento começou com uma mesa de café da manhã, seguindo de aula de surf inclusivo, que é adaptada para atender às necessidades dos alunos surdos, e finalizou com um aulão de zumba. “O evento celebrou a concretização de um ideal, que era poder oferecer o surf também para pessoas surdas. Nos vimos diante de um desafio e percebemos que o primeiro passo já havia sido dado. O resultado está aí, um ano do projeto Surf Inclusivo!”, comentou a gerente do CRPI, Crys Perlingeiro.

O projeto é uma parceria firmada entre o Instituto Escola de Surf e Bodyboard (ESB), a ONG Contato – gestora do Centro de Referência em Políticas Inclusivas de Maricá (CRPI) – e a Secretaria de Políticas Inclusivas, por meio de termo de colaboração.

Fonte: Prefeitura de Maricá

Receba nossas Notícias no seu Email

Últimas Notícias