28.7 C
Suva
sexta-feira, 22 novembro, 2024
28.7 C
Suva
sexta-feira, 22 novembro, 2024

Margaret River Pro: Toledo, Medina e Chianca são o Brasil nas quartas

Pelo quarto dia consecutivo, os competidores do Margaret River Pro surfaram ondas fortes na faixa de 1,8 a 2,5 metros no Main Break. Assim foram decididas no último sábado, 22/4, as quartas de final masculinas e as semifinalistas femininas, preparando o palco para o dia final da quinta parada do circuito mundial da WSL.

A ação do sábado confirmou as últimas vagas no campo feminino, ou seja, as 10 mulheres que continuarão na elite do surf mundial após o corte do meio da temporada.

+ Kelly Slater após eliminação da elite: “Só quero surfar. Vou ver o que será.” 

A havaiana Carissa Moore alcançou o quase impossível, marcando 9,63 (de 10 possíveis) nos segundos finais de sua partida nas quartas de final com Lakey Peterson (EUA). Peterson colocou Moore contra as cordas na maior parte da bateria e manteve a prioridade nos minutos finais. Mas, a bicampeã mundial escapou de uma onda com prioridade, navegando em um tubo raro e acertando a seção final para virar a bateria. Apesar da perda da bateria, foi confirmado que Peterson fez o corte no meio da temporada.

 

Carissa Moore. Foto: Cait Miers/World Surf League

“Para ser sincera, quando Lakey não aceitou aquela onda, pensei que fosse por um motivo”, disse Moore. “Mas eu pensei que esta é minha última chance, posso muito bem tentar. É uma das melhores sensações quando você se choca. Eu me sinto realmente abençoada. Sinto que o Universo está do meu lado. Ela me manteve contra a parede durante toda a bateria. É difícil perder assim e não gosto de ver ninguém que é minha amiga perder assim.”

 

View this post on Instagram

 

A post shared by World Surf League (@wsl)

O havaiano John John Florence continuou reunindo excelentes pontuações no Main Break, postando um 9,43 quase perfeito com sua variedade de hacks de layback.

Florence venceu este evento pela última vez em 2019 e, para adicionar outra vitória em Margaret River, ele terá de passar por Ethan Ewing (AUS) nas quartas de final, no que será uma batalha de dois dos melhores frontside rail surfers que o Tour já viu.

“Para mim, é importante não ter que pensar em nada além de aparecer e surfar”, disse Florence. “Acho que vai ser uma boa batalha. Ethan (Ewing) tem surfado muito bem. Ele tem um forehand tão bom. Quando surfo nessas baterias, não penso em quem está na bateria; eu só vou surfar. Espero ter a oportunidade de fazer o que faço.”


Convidada derruba a número 1

Em uma das maiores surpresas do dia, a surfista local e wildcard do evento Bronte Macaulay (AUS) derrotou a número 1 do mundo Molly Picklum (AUS).

O conhecimento local de Macaulay a beneficiou mais uma vez, pois ela foi capaz de identificar as ondas com oportunidades.

Picklum ficou perseguindo um 5,22 quando o tempo se esgotou. Ao perder as semifinais, Picklum terá de abrir mão da camisa amarela de líder do ranking para Tyler Wright (AUS).

“Foi difícil, nenhuma de nós surfou do jeito que realmente queria surfar, mas você tem que fazer isso às vezes, e eu vou levar a vitória com certeza”, disse Macaulay. “Eu estava apenas tentando manter a calma, 35 minutos é muito tempo e você tem muitas oportunidades com o jet ski, então eu estava apenas focada em relaxar.”

 

MARGARET RIVER. Foto: Aaron Hughes/World Surf League)

Stephanie Gilmore acima do corte

A atual campeã mundial 8X Stephanie Gilmore (AUS) confirmou seu lugar na segunda metade da temporada após superar Gabriela Bryan (HAW) nas oitavas de final.

Ela então enfrentou Tyler Wright (AUS) nas quartas de final, mas não conseguiu progresso, com Wright levando a vitória e avançando para as semifinais, onde enfrentará Caroline Marks (EUA).

“Tão estressante, isso é demais”, disse Gilmore. “Passar da conquista do título para voltar à bolha, talvez seja uma boa teoria. Apenas esgueirando-se em 10º, apenas esgueirando-se em 5º, terminando em 1º (risos). Obrigado pelo apoio a todos, há alguns grandes eventos após o corte, estou ansiosa.”

 

Sally Fitzgibbons após cair no corte do meio da temporada. Foto: Aaron Hughes/World Surf League

Outra veterana australiana que chegou ao Margaret River Pro da Austrália Ocidental precisando de um grande resultado para fazer o corte foi Sally Fitzgibbons.

Embora ela parecesse sólida nas primeiras rodadas, Fitzgibbons foi incapaz de superar o excelente total de baterias de Marks de 16,50 (de 20 possíveis) nas quartas de final.

Fitzgibbons terminará o evento em 5º lugar igual, o que significa que ela ficará abaixo do corte. Com Fitzgibbons fora, Gabriela Bryan (HAW) foi confirmada para reivindicar a vaga final na segunda metade da temporada.

Enquanto isso, entre os homens, o brasileiro Gabriel Medina finalmente fará sua primeira aparição nas quartas de final do ano depois de superar Leonardo Fioravanti (ITA) nas oitavas de final.

O tricampeão mundial espera que este seja o ano em que fará sua estreia nas finais em Margaret River. Mas, terá que superar o atual campeão mundial Filipe Toledo (BRA) nas quartas de final.

“Está bonito lá fora, o dia está bom e as ondas estão lindas, mas há alguns solavancos lá fora”, disse Medina. “Depois que você se acostumou e se concentrou, as ondas estavam ótimas e o dia perfeito. Estou me sentindo muito confiante sobre este evento. Tenho me concentrado na estratégia de bateria recentemente e, após um início lento neste ano, estou começando a sentir que estou de volta, o que é uma sensação muito boa de se ter. Estou ansioso para competir com o Filipe (Toledo), que vença o melhor”.

Griffin Colapinto (EUA) avançou para as quartas de final depois de derrotar o perigoso competidor Liam O’Brien (AUS) nas oitavas de final.

O’Brien estava cheio de confiança, vindo de uma vitória histórica sobre Kelly Slater (EUA). Colapinto conseguiu aguentar a bateria com uma manobra final explosiva em uma parede gigante de água. Ele agora enfrentará o havaiano Barron Mamiya nas quartas de final, pela bateria 3.

João Chianca. Foto: Cait Miers/World Surf League

A bateria 7 das oitavas de final masculina foi uma batalha entre Ethan Ewing (AUS) e Italo Ferreira (BRA). Sempre imprevisível, Ferreira partiu para o ar em uma canhota, marcando 6,77. Mas, a força de Ewing nas faces abertas do Main Break resultou em um excelente 8,07 e na vitória da bateria.

João Chianca (BRA) e Connor O’Leary (AUS) também avançaram nas oitavas de final e agora se enfrentarão nas quartas de final.

Confira as surfistas acima do corte: 

Tyler Wright (AUS)
Molly Picklum (AUS)
Carissa Moore (HAW)
Caroline Marks (USA)
Caitlin Simmers (USA)
Stephanie Gilmore (AUS)
Tatiana Weston Webb (BRA)
Lakey Peterson (USA)
Gabriela Bryan (HAW)
Bettylou Sakura Johnson (HAW)

Round das 16 feminino – RESULTADOS:

BATERIA 5: Tyler Wright (AUS) 16.16 DEF. Johanne Defay (FRA) 12.17

BATERIA 6: Stephanie Gilmore (AUS) 14.83 DEF. Gabriela Bryan (HAW) 14.40

BATERIA 7: Sally Fitzgibbons (AUS) 12.66 DEF. Caitlin Simmers (USA) 11.27

BATERIA 8: Caroline Marks (USA) 17.27 DEF. Brisa Hennessy (CRC) 12.77

Round dos 16 masculino – RESULTADOS:

BATERIA 1: Filipe Toledo (BRA) 14.20 DEF. Jordy Smith (RSA) 13.80

BATERIA 2: Gabriel Medina (BRA) 14.56 DEF. Leonardo Fioravanti (ITA) 11.60

BATERIA 3: Joao Chianca (BRA) 14.66 DEF. Callum Robson (AUS) 14.13

BATERIA 4: Connor O’Leary (AUS) 12.86 DEF. Yago Dora (BRA) 10.10

BATERIA 5: Griffin Colapinto (USA) 15.10 DEF. Liam O’Brien (AUS) 14.06

BATERIA 6: Barron Mamiya (HAW) 13.10 DEF. Ryan Callinan (AUS) 10.33

BATERIA 7: Ethan Ewing (AUS) 15.30 DEF. Italo Ferreira (BRA) 13.30

BATERIA 8: John John Florence (HAW) 16.93 DEF. Matthew McGillivray (RSA) 10.70

Quartas de final femininas – RESULTADOS: 

HEAT 1: Bronte Macaulay (AUS) 11.04 DEF. Molly Picklum (AUS) 10.50

HEAT 2: Carissa Moore (HAW) 18.13 DEF. Lakey Peterson (USA) 15.56

HEAT 3: Tyler Wright (AUS) 14.36 DEF. Stephanie Gilmore (AUS) 9.84

HEAT 4: Caroline Marks (USA) 16.50 DEF. Sally Fitzgibbons (AUS) 9.66

Quartas de final masculinas: 

BATERIA 1: Filipe Toledo (BRA) vs. Gabriel Medina (BRA)

BATERIA 2: Joao Chianca (BRA) vs. Connor O’Leary (AUS)

BATERIA 3: Griffin Colapinto (USA) vs. Barron Mamiya (HAW)

BATERIA 4: Ethan Ewing (AUS) vs. John John Florence (HAW)


Quartas de final femininas: 

BATERIA 1: Bronte Macaulay (AUS) vs. Carissa Moore (HAW)

BATERIA 2: Tyler Wright (AUS) vs. Caroline Marks (USA)

Acompanhe aqui as atualizações do Margaret River Pro e clique no site da WSL para mais informações.

Fonte: WSL / Liga Mundial de Surf 

Receba nossas Notícias no seu Email

Últimas Notícias