25.7 C
Suva
sexta-feira, 22 novembro, 2024
25.7 C
Suva
sexta-feira, 22 novembro, 2024

Maragaret River dia 1: Gabriel e Filipe vencem em abertura selvagem

Em pesadas ondas de até oito pés em North Point, sete baterias do round 1 abriram o primeiro dia do Margaret River Pro, terceira etapa do CT 2018, na madrugada desta sexta-feira.

Seis brasileiros e entraram na água e apenas os top seeds, Gabriel Medina e Filipe Toledo, venceram suas baterias e foram ao round três. Ian Gouveia, Jessé Mendes, Tomas Hermes e Miguel Pupo disputarão a repescagem.

Filipinho foi esperto e evitou a repescagem com boa estratégia (Dunbar/WSL)

O MELHOR DO DIA

O australiano Jack Robinson vinha se destacando nas sessões de freesurf antes do início do campeonato e confirmou a boa forma com a camisa de competição. Venceu a disputa inicial pela última vaga de convidado, cedida de última hora devido à lesão de Caio Ibelli, e também sua bateria na primeira rodada, contra Owen Wright e Miguel, com direito à maior nota do dia – 8,23.

Os goofies Owen Wright e Matt Wilkinson foram os únicos top seeds mandados para a repescagem. Wilko, no primeiro confronto, viu o havaiano Keanu Asing achar uma das melhores ondas da competição até agora (um tubão de oito pontos) e vencer sua primeira bateria no ano.

Sabe o wildcard que faz estrago entre os tops? Este é Jack Robinson (Dunbar/WSL)

BOA IMPRESSÃO

Ian Gouveia ainda não venceu sua primeira no ano. Entretanto, o goofy-footer encaixou bem o surf nas bombas de North Point fez sua melhor apresentação de 2018 até o momento. Para seu azar, Jordy Smith veio em um onda um pouco maior que as suas e, embora não tenha ficado deep em nenhum momento, foi premiado com a maior nota do confronto. 

Jessé Mendes mostrou disposição e habilidade. Colocou pra dentro de uma fechadeira bizarra e completou com perícia suas duas boas ondas. Por muito pouco não venceu o camisa amarela Julian Wilson, que também surfou muito bem e à vontade no round 1.

Jessé Mendes encarou as bombas com atitude e por muito pouco não venceu Julian Wilson (Dunbar/WSL)

DIFÍCIL PASSAR DE DOIS PONTOS

Quase metade dos surfistas que entraram na água (9 de 21) não conseguiu chegar aos seis pontos na soma das duas notas. Um deles foi Tomas Hermes, que completou a bateria de Ian e Jordy.

As condições estavam muito difíceis e teve surfista que não chegou a completar nenhuma onda nos 30 minutos dentro d’água. Tominhas, Miguel, Joan Duru e Michael February não fizeram nenhuma nota maior que dois pontos. Connor O’Leary, Owen Wright, Conner Coffin e o convidado David Delroy-Carr também tiveram pelo menos uma nota inferior a dois pontos usadas no somatório final.

Miguelito não se deu bem na sua primeira bateria de volta entre os tops (Dunbar/WSL)

JOHN JOHN DESPERTA

Enquanto a maioria sofria para achar uma onda acima dos três pontos, John John Florence esbanjou nota. Venceu sua bateria contra Mikey Wright (revanche!) com a melhor média do dia (14,60) e teria vencido três baterias apenas com seus dois descartes. Se parecia adormecido até agora, o bicampeão mundial despertou no deserto australiano.

John John volta a se destacar na etapa que o consagrou em 2017 (Dunbar/WSL)

A LINHA DE MEDINA

Único goofy-footer a vencer no dia, Gabriel Medina foi um dos seis surfistas que passaram a marca dos 7 pontos, com uma linha muito técnica em uma onda de difícil leitura. A habilidade para entubar de backside segue destacando o surfista de Maresias da grande maioria dos top 34 – e de todos os outros surfistas também.

Filipe Toledo venceu na bateria com a menor pontuação do dia. Precisando de um score baixo no final, pegou uma onda pequena, acertou duas manobras fortes e espertamente escapou da repescagem.

Quantos goofies dominam os tubos de backside como Gabriel Medina? (Dunbar/WSL)

Margaret River Pro – Resultados do round 1:
1: 
Keanu Asing (HAW) 10.70, Matt Wilkinson (AUS) 5.33, Connor O’Leary (AUS) 4.64
2: Jordy Smith (ZAF) 12.17, Ian Gouveia (BRA) 10.67, Tomas Hermes (BRA) 2.54
3: Jack Robinson (AUS) 13.94, Owen Wright (AUS) 4.03, Miguel Pupo (BRA) 2.40
4: John John Florence (HAW) 14.60, Mikey Wright (AUS) 11.87, Wade Carmichael (AUS)8.50
5:
 Gabriel Medina (BRA) 10.16, Kael Walsh (AUS) 8.96, Joan Duru (FRA) 1.97
6: Julian Wilson (AUS) 10.56, Jesse Mendes (BRA) 10.00, Dave Delroy-Carr (AUS) 3.40
7: Filipe Toledo (BRA) 6.14, Conner Coffin (USA) 5.87, Michael February (ZAF) 2.57

Baterias remanescentes:
8: Adriano de Souza (BRA), Kanoa Igarashi (JPN), Yago Dora (BRA)
9: Adrian Buchan (AUS), Griffin Colapinto (USA), Willian Cardoso (BRA)
10: Italo Ferreira (BRA),  Sebastian Zietz (HAW), Michael Rodrigues (BRA)
11: Kolohe Andino (USA), Frederico Morais (PRT), Ezekiel Lau (HAW)
12: Joel Parkinson (AUS), Michel Bourez (PYF), Patrick Gudauskas (USA)

Receba nossas Notícias no seu Email

Últimas Notícias