por Alexandra Iarussi
O big rider sul-africano Frank Solomon é um cara excêntrico, para dizer o mínimo. O surfista acaba de lançar um filme que conta a história de sua vida: “Let’s Be Frank”, do diretor Peter Hamblin, estreou globalmente nesta segunda-feira (19/9), via Red Bull TV, e a HARDCORE, a convite da Red Bull, assistiu à película com exclusividade.
Por onde começamos? Esse não é um “filme de surf” propriamente dito. Basta dizer que, para realizar uma das cenas, Frank foi para Londres treinar golpes de luta. E em uma das cenas do filme, ele coloca em prática seus aprendizados com um de seus amigos, e ambos brigam para valer.

Esqueça o “combo” cortes rápidos, ação, ação, ação. Paraíso. Ação, ação, ação. Claro, trata-se de um big rider, então você verá lips grossos e pesados, da tempestuosa Irlanda ao Havaí. Mas há algo mais a ser transmitido.
“Who Is Frank?” abusa da criatividade e tem clara inspiração estética em diretores como Quentin Tarantino e Wes Anderson. Por isso, não estranhe se achar que, em algum momento do filme, assiste à uma cena digna de “Clube da Luta” ou é levado para o cenário idílico e sugestivo de “Grande Hotel Budapeste”.

É um filme diferente, e só poderia ser desse jeito porque Frank é um cara diferenciado. Como o mesmo disse em entrevista à Red Bull:
“Não cresci como Jordy Smith ou Gabriel Medina, que já eram talentosos quando muito jovens. Foi diferente no meu caso. Fui para escola, para universidade mas queria algo diferente. Você tem que ter muita determinação quando quer viajar e não tem dinheiro e lugar para ficar. E isso foi algo importante para aprender: ser capaz de viver com pouco.” – Frank Solomon

A narrativa do filme se baseia na pergunta “Quem é Frank?”. A ideia veio do diretor Pete, que pediu aos amigos próximos de Frank que respondessem à pergunta. Aliás, nem mesmo o próprio Frank chegou a uma conclusão definitiva.

“Essa é realmente uma boa questão. Eu não sei! Acho que não sou como aqueles caras famosos, sou só alguém que veio de uma cidade muito pequena na África. Fiz faculdade, mas apenas tentei fazer as coisas acontecerem porque não queria ter um trabalho comum. Então, isso não me define como pessoa, mas… Sou bem tímido… Amo surfar, amo meus amigos e minha família. Não estou esperando me tornar um cara famoso. Mais para frente vou para Irlanda surfar e, no momento, estou correndo atrás para levantar uma grana para a viagem. De volta ao mesmo ponto! (rs), Essa é uma pergunta muito difícil mesmo! Você conseguiria se definir?”
Antes que você se faça mais perguntas, play no vídeo, que estará disponível online até terça-feira, 20/9.