22.7 C
Hale‘iwa
segunda-feira, 29 abril, 2024
22.7 C
Hale‘iwa
segunda-feira, 29 abril, 2024

Lendário cineasta de surfe homenageado pelo rei da Inglaterra

O cineasta de surfe australiano Albert “Albe” Falzon, 78 anos, foi homenageado pelo rei da Inglaterra que o incluiu na “Lista de Honras do Aniversário do Rei” de 2023, “…pelo serviço ao surfe e às artes visuais”.

+ John John Florence lança vídeo para homenagear o Brasil

Falzon talvez seja o autor mais emotivo da história do cinema de surfe, mas também um dos mais significativos, embora menos conhecidos, influenciadores da cultura contemporânea do surfe.

Ele se mudou das praias suburbanas de Sydney para a bucólica costa central de New South Wales no início dos anos 1960 e posteriormente migrou da fotografia para o filme de 16 mm, e começou a registrar a cena local dos surfistas australianos, incluindo alguns dos mais famosos, buscando uma existência mais “natural” longe das metrópoles populosas e tensas do sul.

Esse novo estilo de vida era caracterizado por uma vida comunal descolada, vegetais frescos, e cachimbos, além muitas ondas perfeitas.

Vídeo: Origins Archival / YouTube

 

Falzon capturou tudo em seu primeiro filme, “Morning Of The Earth”, de 1972.

Apoiando-se mais em uma abordagem granulada e verdadeira do que no domínio técnico, Falzon manteve sua integridade artística o tempo todo, optando por não incluir narração, muito menos identificar surfistas, picos de surfe ou, no caso de algumas das primeiras imagens de surfe em Bali, até mesmo em que país eles estavam.

O filme contém uma trilha sonora original excepcional, fornecida por alguns dos artistas mais talentosos da Austrália. Cortes de nomes como G. Wayne Thomas, Taman Shud e J. John Francis acabaram rendendo ao álbum da trilha sonora um disco de ouro, com “Open Up Your Heart” de Thomas, na verdade, liderando a parada de singles australiana.

A combinação resultou em uma representação audiovisual que não era apenas parte de um zeitgeist, mas na verdade criou um. Após a estréia do filme em 1972 e a exibição bem-sucedida na Ópera de Sydney, “Morning Of The Earth” se tornou uma sensação genuína em Down Under e entre os aficionados pela cultura surfe no mundo.

Receba nossas Notícias no seu Email

Últimas Notícias