26 C
Papeete
domingo, 19 maio, 2024
26 C
Papeete
domingo, 19 maio, 2024

Legends do surf paulista dão show na abertura do SPSurf Master 2023

A Praia dos Sonhos foi o palco que recebeu os surfistas “old school” do Estado de São Paulo, para a abertura do SPSurf Master 2023 na busca dos títulos estaduais em jogo.

Os atletas das décadas de 1960, 1970 e início dos anos 1980 se encontraram na Praia dos Sonhos, em Itanhaém, Litoral Sul de São Paulo, no último domingo (04/06), para a abertura do Circuito Estadual SPSurf Master 2023, realizado pela Federação de Surf do Estado de São Paulo (SPSurf), com apoio da Associação Surf de Itanhaém (ASI) e patrocínio do Luuma Gastrobar.

O mar exigiu dos competidores muita técnica e conhecimento dos surfistas nas ondas pequenas que quebraram durante todo o dia, mas de muito sol, e o local Akio Saito mostrou porque se mantém líder do ranking da Master, até esta primeira etapa do circuito. Saito soube escolher as melhores para largar na frente e agora está bem próximo do seu segundo título.

SPSurf Master 2023
Pódio Highlander, SPSurf Master 2023. Foto: Erik Medalha

“As ondas estão pequenas e difíceis, mas eu consegui pegar umas boas e agora é manter o foco para não perder o objetivo que é o bicampeonato”, disse. Em segundo lugar ficou outro local, Rodrigo Andrade, na terceira posição o vicentino Vinicius Bico e, na quarta posição, o ubatubense Cristiano Rebert.

O vicentino Maurício Orelhinha, que atualmente está radicado no Hawaii, já cravou o seu nome na história do surf paulista ao ser o primeiro surfista a vencer na categoria estreante do evento que foi a Highlander. Para completar o feito “Orelha” teve que encar e vencer os feras Almir Salazar, que finalizou a primeira etapa do Circuito na segunda colocação. Augusto Sapo em terceiro e Ricardo Oliari em quarto lugar.

SPSurf Master 2023
Akio Saito, SPSurf Master 2023. Foto: Erik Medalha

“Essa categoria foi criada pela Federação para prestigiar os surfistas que brilharam na conhecida época dourada do surf, quando o esporte estava se desenvolvendo e ganhando popularidade em todo o mundo, que foi a partir dos anos 60 até 80”, explica Zé Paulo, presidente da Federação de Surf do Estado de São Paulo.

Na categoria Kahuna, Ricardo Grão, de Santos, sagrou-se o grande campeão ao chegar no lugar mais alto do pódio. O Grão precisou vencer adversários experientes como Cristiano Rebert, de Ubatuba, segundo lugar no evento. O local Rodrigo Viudes finalizou na terceira colocação e o Sebastianense Sergio Frog fechou com o quarto lugar.

+ Tainá Hinckel e Alex Ribeiro vencem 1ª etapa do Catarinense de Surf

O shaper Petrônio Lucas é o atual campeão paulista Legend e saiu vitorioso desta primeira etapa. Petrônio venceu o atual campeão brasileiro Legend, Edson Vieira, que ficou com a segunda colocação, situação semelhante ocorrida em 2022. A terceira posição foi para o vicentino Marco Lopes e na quarta colocação Willian Diegues, da Praia Grande.

O surfista de Santos, Jair de Oliveira, o Jairzinho, comemorou duas vezes nesta primeira etapa, ele foi o vencedor do prêmio Fruto D’água Best Performance, com a maior somatória, 15 pontos dos 20 possíveis, e faturou uma prancha de surf, além de finalizar a competição como vitorioso na Grand Kahuna. O peruibense Sergio Bocão garantiu a segunda colocação no pódio. O terceiro lugar ficou para o vicentino Daniks Fischer e a quarta posição foi para o santista Edson Vieira.

SPSurf Master 2023
Jair Oliveira, SPSurf Master 2023. Foto: Erik Medalha

Na Grand Master o praiagrandense Anderson Robert terminou o domingo no topo do pódio. Para conquistar essa posição ele teve que  derrotar o atual campeão paulista da Grand Master, Akio Saito, de Itanhaém, que ficou com a segunda colocação. O ubatubense Cristiano Rebert, em terceiro lugar, além do praiagrandense Rodrigo Pereira, na quarta posição.

Esses são apenas alguns exemplos de surfistas “old school” famosos que competiram na primeira etapa do SPSurf Master 2023, que contribuíram para o desenvolvimento do surf como conhecemos hoje.

Fora do mar, o público pôde conferir o acervo do Museu de Surf de Itanhaém que expôs muitas pranchas antigas e o Movimento Praia Limpa fez uma coleta na Praia dos Sonhos, para conscientizar a população local e turistas sobre a preservação ambiental. A equipe do Projeto conseguiu retirar das areias mais de 10 quilos de lixos, que foi ao encontro da proposta do Movimento com o programa Lixo Zero.

Após a entrega da premiação que contou com kits e blocos de pranchas, além de vouchers de promoções oferecidas pelos parceiros do evento todos os surfistas e o staff técnico confraternizaram regados a muita carne e cerveja no Luuma Gastrobar ao som dos músicos Lírico do Gueto e Anna & Mile.

Para ter acesso a todas as notas clique AQUI.

A próxima e última etapa do Circuito Master 2023, será dia 21 ou 22 de outubro, na Praia de Peruíbe, Litoral Sul de São Paulo.

RESULTADO APÓS A PRIMEIRA ETAPA DO SPSURF MASTER 2021

 Master 35+

1 – Akio Saito (ITA)

2 – Rodrigo Andrade (ITA)

3 – Vinicius Bico (SVI)

4 – Cristiano Rebert (UBA)

Gran Master 40+

1 – Anderson Robert (PGD)

2 – Akio Saito (ITA)

3 – Cristiano Rebert (UBA)

4 – Rodrigo Pereira (PGD)

Kahuna 45+

1 – Ricardo Grao (SAN)

2 – Cristiano Rebert (UBA)

3 – Rodrigo Viudes (ITA)

4 – Sergio Frog (SSB)

Gran Kahuna 50+

1 – Jair Oliveira (SAN)

2 – Sergio Bocao (PER)

3 – Daniks Fischer (SVI)

4 – Edson Vieira (SAN)

Legends 55+

1 – Petronio Lucas (MON)

2 – Edson Vieira (SAN)

3 – Marcos Lopes (SVI)

4 – Willian Diegues (PGD)

Highlander 60+

1 – Mauricio Orelhinha (SVI)

2 – Almir Salazar (SAN)

3 – Antonio Augusto Sapo (SVI)

4 – Ricardo Oliari

A primeira etapa do SPSurf Master 2023 foi apresentada pelo Lumma Gastrobar e conta com os apoios da Prefeitura Municipal de Itanhaém, Suntech, Garytos, Keahana Blanks, Rubber Stick, C-Four Shapper Supply, Megapet Itanhaém, D’Barro Churrascaria e Materiais para Construção, Saito Supermercados, Hotel Namoa Pallastrini, BeerIta Chopp, Gorks Auto Peças, WSNET, Muniz Contabilidade, Museu do Surf Itanhaém, Oggi Sorvetes, Gráfica Belas Artes, Fruto D’água, Italiana Pizzaria, Associação Comercial Itanhaém, Litoral Atacadista Bebidas e Alimentos, Açaí Frooty, Hortifruty RB, MR2 Comunicação Visual, e Mega Pet Itanhaém. Uma realização da Federação de Surf do Estado de São Paulo com apoio da Associação de Surf de Itanhaém (ASI).

Texto: Charles Cardoso / SPSurf

 

Receba nossas Notícias no seu Email

Últimas Notícias