Lance’s Right (também conhecido como Hollow Trees) nas Mentawais, Indonésia, quebrou em uma das “maiores e melhores”, condições que qualquer grupo já viu, no ano passado, e o filmmaker Spencer Whiting estava disponível para filmar e editar.
Em suma, em condições e tamanho ridículos para uma das ondas mais famosas das Ments.
+ O que os gringos pensam dos surfistas brasileiros?
Foi nesse swell que Maya Gabeira roubou a cena com um tubo de backside, que você confere aos 4:58 do vídeo abaixo.
“Swell de 9 pés, 17 seg a 202 graus, envolto no lado leste da ponta sul de pulau Sipora, produzindo algumas das melhores, senão as melhores ondas que alguém já documentou à direita de Lance A.K.A. HT’s / Hollow Tree’s,” escreve o autor da produtora Indo Eye, na descrição do vídeo no canal do YouTube.
Segundo o autor da Indo Eye, eles tiveram a sorte de ter apenas um barco fretado no canal com pilotos da equipe Red Bull e um punhado de surfistas misturados com residentes e hóspedes do hotel.
As ondas aumentaram com o nascer do sol e @barrenjoeymcgroder amarrou sua pequena lancha no canal e surfou por mais de 4 horas com graça lendária e tempo de tubo abundante. Ele perdeu sua prancha em um pico depois de ser açoitado no drop e levou uma surra na zona de impacto apenas para recuperar sua prancha e voltar para mais.
@izzygomes não teve a mesma sorte quando, depois de ser fechada e espancada, seu leash prendeu no recife e manteve a surfista presa embaixo da água, o que assustou-a. Foi só quando o plugue do leash em sua prancha se soltou completamente que ela conseguiu subir para respirar.
@pat067 levou algumas surras, mas uma especificamente o fez engolir um pouco de água e engasgar um pouco. Quando ele começou a tossir, muito sangue estava saindo de seus pulmões e ele não tinha certeza do que diabos estava acontecendo. Felizmente não durou muito e depois ele se sentiu completamente bem.
Bem, @maya ganhou o prêmio de MVP por ir para trás na maior série do dia e aguentar firme para ser cuspida no canal com um sorriso com o qual a maioria não seria capaz de se relacionar. Ela detém o livro Guinness dos recordes mundiais de maior onda surfada por uma mulher e afirmou que esta foi a melhor onda de backside da sua vida.
“E nosso anfitrião, @saltedmemoirs, o chefe do @htsresort, fecha nosso filme com uma onda infernal na mesma série de Maya com uma baforada esfoliante para o couro cabeludo.”
O editor prossegue e diz que tudo sobre este dia foi verdadeiramente épico.
“O nado, a câmera que eu estava usando, a vibe de medo misturada com emoção na tripulação, os sorrisos saindo dos tubos e as histórias das melhores ondas de suas vidas.”
Solta aí a ação com os surfistas Liam Turner, Bronson Meydi, John McGroder, Teiki Balian, Dimitri Poulos, Luke Egan, Chris Frigon, Guy Morgan, Pat Mcewen e Maya Gabeira:
Vídeo: Indo Eye / YouTube
“Obrigado a todos os envolvidos que fizeram deste dia um que nunca esqueceremos. Principalmente os meninos que me trouxeram até aqui e me confiaram esta câmera piedosa @juddhenkes & @gimbalgod.”