No mais recente episódio do podcast de Barton Lynch, que foi ao ar nesta quarta-feira, 14 de agosto, no YouTube, a ideia de realizar o surf olímpico em piscinas de ondas ganhou um reforço de peso. Kelly Slater e Barton Lynch afirmaram que também defendem a proposta, que já havia sido anteriormente apoiada por Filipe Toledo e Gabriel Medina.
Durante a conversa, Slater e Lynch discutiram a experiência dos Jogos Olímpicos de Paris e exploraram possíveis novos formatos para o surf nas futuras edições. O tópico das piscinas de ondas foi abordado aos 45 minutos da discussão. O 11 vezes campeão mundial revelou que frequentemente é questionado sobre o local ideal para as competições de surf em Los Angeles 2028, e afirmou que acredita que uma piscina de ondas seria a melhor solução.
De acordo com Slater, as ondas artificiais não apenas proporcionariam uma maior compreensão do surf para o público em geral, mas também garantiriam uma igualdade de oportunidades entre os competidores. Ele destacou que essa abordagem facilitaria a percepção das regras e do funcionamento das competições para aqueles que não estão familiarizados com o esporte.
Os dois também concordam que a utilização de piscinas de ondas pode ajudar a destacar o surf de forma mais clara e acessível, além de oferecer um ambiente de competição mais controlado e previsível, sendo, portanto, mais adequado ao formato das Olimpíadas, que, para Slater, devem ser diferentes do circuito mundial.
Assista ao programa na íntegra: