29 C
Papeete
domingo, 26 maio, 2024
29 C
Papeete
domingo, 26 maio, 2024

Kai Lenny quer revolucionar o design de pranchas para ondas grandes

O big rider havaiano, Kai Lenny, está determinado a desencadear uma revolução no design das pranchas de ondas gigantes. Em seu mais recente vídeo do Youtube, Lenny revelou um novo modelo de gun (prancha de onda grande) que ele e seu shaper têm desenvolvido.

“Não existe limite para o surf de ondas grandes na remada se nós melhorarmos a tecnologia por trás dele”, declarou Lenny, destacando a importância de avanços tecnológicos para impulsionar os limites do esporte. “Acho que podemos ganhar mais velocidade, surfar ondas maiores, ficar mais profundo, conseguir tubos mais longos e usar pranchas menores.”

O novo design proposto por Lenny rompe com as convenções das pranchas tradicionais para ondas grandes. Enquanto os modelos convencionais apresentam bico fino, borda intermediária e uma rabeta estreita, a nova criação de Lenny adota uma abordagem radicalmente diferente. Com um bico extremamente grosso e uma borda mais fina, a prancha oferece uma distribuição de volume mais equilibrada ao longo de toda a sua extensão.

Esta inovação não é fruto do acaso. Lenny e seu shaper, Keith Teboul da KT Surfing, mergulharam em diversas fontes de inspiração para conceber este novo modelo. Partindo da observação dos bicos mais espessos das pranchas de stand-up paddle de competição, que visam uma melhor flutuação e velocidade, eles perceberam a aplicabilidade desse conceito nas ondas grandes. Além disso, ao considerar a importância da aerodinâmica durante a execução do drop em ondas gigantes, também se inspiraram nos designs de pranchas com hydrofoil.

+ Nathan Florence troca Vans pela marca do irmão: “nós temos o poder de reformar a indústria do surf

Os testes do novo modelo não se limitaram apenas ao surf de ondas grandes. Lenny expandiu seus experimentos para o kite foil e windsurf, ambientes que, segundo ele, proporcionam condições de alta velocidade similares às enfrentadas em ondas grandes. E até o momento, os resultados têm sido promissores, com Lenny convencido de que esta inovação é o futuro da modalidade de ondas grandes.

A comunidade do surf agora aguarda para ver se esta nova abordagem de design de pranchas será adotada por outros big riders. Seja como for, fica claro que Kai Lenny está liderando o caminho para uma nova era de tecnologia e performance no mundo das big waves.

Abaixo, assista ao vídeo:

Receba nossas Notícias no seu Email

Últimas Notícias