Publicidade:

Joel Parkinson entra para o Hall da Fama do Surf Australiano

Após a inclusão do seu amigo pessoal, Mick Fanning, no Hall da Fama do Surf Australiano no ano passado, a novidade agora é a entrada do campeão mundial de 2012, Joel Parkinson. Dessa forma, ele se torna o 44º surfista a integrar a lista a cerimônia de homenagem será no dia 7 de maio, no 2022 Australian Surfing Awards na QT Gold Coast.

Veja também:

Rodrigo Koxa critica a mídia e medições de possíveis recordes de onda surfada

Lewis Hamilton e Makua Rothman nas ondas de Waco

Mulheres viram surfistas e provocam revolução silenciosa no Sri Lanka

O curador do evento, Nick Carroll, explicou a decisão. “Joel tem sido um dos surfistas australianos mais influentes do último 25 anos”, conta. “Seu campeonato mundial de surf profissional em 2012, juntamente com quatro vice-campeões mundiais e inúmeras vitórias em eventos, é testemunho suficiente para deixar ainda mais atraente o estilo de surf clássico de Joel, que mistura todos os elementos de força e precisão tão evidentes nas gerações anteriores de grandes surfistas australianos, juntamente com um toque muito moderno. Isso o tornou um daqueles raros surfistas que são instantaneamente reconhecíveis em uma onda”, finaliza.

Joel Parkinson nasceu em 1981 em Nambur, Queensland, e viveu uma parte da sua infância em Sunshine Coast, até se mudar para a Gold Coast aos 13 anos. Ele rapidamente fez amizade com outros jovens surfistas da região, incluindo Mick Fanning e Dean Morrison.

No final da década de 1990, esse três surfistas formaram o núcleo do “Coolie Kids’ Seven”, um grupo que viria a restabelecer a Austrália como uma das maiores forças no surf profissional masculino.

Apesar de ser mais conhecido por suas performances nas grandes ondas de direita do mundo, como Sunset Beach no Havaí, Jeffreys Bay na África do Sul e Bells Beach em Victoria, Joel também se destacou nas esquerdas de Teahupoo e Pipeline durante sua carreira profissional.

Há três anos, ele se aposentou da competição profissional e vive no sul de Queensland, na Gold Coast, com a esposa Monica e três filhos. Agora Joel Parkinson pode comemorar mais esse grande reconhecimento de se tornar um dos poucos surfistas no Hall da Fama de Surf da Austrália.

O CEO da Surfing Australia, Chris Mater também fez questão de apoiar a decisão. “O impacto do Parko no surf australiano é imenso. Ele abriu o caminho para mais de uma geração de surfistas australianos, inspirou a todos nós com seu belo estilo e provou ser um competidor final chegando em segundo lugar na corrida pelo título mundial quatro vezes, e depois, ele finalmente conquistou o título mundial em 2012″, disse ele. “Não há mais ninguém merecedor do que Joel quando se trata do Hall of Fame Induction. Parabéns companheiro e estamos ansiosos para honrá-lo no Australian Surfing Awards em 7 de maio!”, finalizou.

O Australian Surfing Hall of Fame, fica no Museu Nacional do Surf da Austrália, localizado em Torquay, Victoria, e conta com os atletas mais importantes, além dos maiores campeões do passado do surf no país. No espaço, estão expostas réplicas únicas de pranchas usadas por esses surfistas e uma biografia detalhada sobre as carreiras e destaques.

Principais destaques na carreira de Joel Parkinson

1999 – Campeão Mundial Júnior da WSL + vencedor da etapa mundial Billabong Pro Jeffreys Bay

2000 – Campeão Mundial Júnior da WSL

2002 – Vencedor da etapa mundial Quiksilver Pro Gold Coast; Vencedor do Rip Curl Cup Sunset Beach; Segundo classificado no ranking mundial

2004 – Vencedor da etapa mundial Rip Curl Pro Bells Beach, Vencedor da etapa mundial Boost Mobile Pro em Trestles/Califórnia; Segundo classificado no ranking mundial

2006 – Vencedor da etapa mundial Quiksilver Pro France, Vencedor da Vans Triple Crown of Surfing

2009 – Vencedor da etapa mundial Quiksilver Pro Gold Coast; Vencedor da etapa mundial Rip Curl Pro Bells Beach, Vencedor da etapa mundial Billabong Pro Jeffreys Bay; Segundo classificado no ranking mundial

2011 – Vencedor da etapa mundial Rip Crul Pro Bells Beach; Segundo classificado no ranking mundial

2012 – Vencedor da etapa mundial Billabong Pipe Masters; Campeão Mundial

2013 – Vencedor da etapa mundial Oakley Pro Bali

2020 – Vencedor da competição de surf online “Rivals”

Receba nossas Notícias no seu Email

+Notícias