23.7 C
Suva
quinta-feira, 19 setembro, 2024
23.7 C
Suva
quinta-feira, 19 setembro, 2024

Jadson André vence a categoria Monoquilha no Four Seasons Maldives Surfing Champions

O potiguar Jadson André largou na frente no Four Seasons Maldives Surfing Champions Trophy com uma belíssima vitória na categoria Monoquilha neste domingo de altas ondas em Sultans, Maldivas. Em condições perfeitas de 1,5 metro, Jadson bateu nomes como Carissa Moore, Mikey February e Taj Burrow para somar 1.000 pontos no ranking e embolsar US$ 3 mil.

Na primeira fase, o brasileiro deixou para trás o local Ahmed “Ammaday” Agil e a pentacampeã mundial e medalhista olímpica Carissa Moore, que está competindo grávida nas Maldivas. Jadson abriu a competição com uma nota 8.50 e fechou a conta com 6.87, deixando a briga pela segunda vaga entre Ammaday e Carissa. O local encontrou os tubos e levou a melhor com 12.00 pontos, contra 11.67 da havaiana.

Veja também
+ Shaun Tomson relança a Instinct com propósito social
+ Em novo vídeo, Julian Wilson mostra que está pronto para retornar à WSL
+ Rocky Spirit 2024: “Presence” traz a conexão entre surf e bem-estar mental

A segunda bateria já começou pegando fogo, com Jeremy Flores, Mikey February e Taj Burrow arrancando notas 9.10. 8.00 e 7.90, respectivamente, logo na primeira série. Apesar de fazer a maior nota do confronto, Jeremy não conseguiu encontrar uma segunda onda com potencial e terminou em terceiro com 13.77 pontos, atrás de Taj (16.30) e Mikey (15.87).

Foto: Divulgação.

Especialista em monoquilhas e forte candidato ao título, Mikey February permaneceu na água para enfrentar Jadson. O brasileiro botou pressão no sul-africano desde o início da bateria e chegou a deixar o adversário precisando de uma nota 9.47 depois de somar 7.33 e 8.27 nas duas melhores ondas. Mikey, que até então tinha 6.13 como melhor nota, pegou um belíssimo tubo nos minutos finais e quase estragou a festa de Jadson, mas os juízes deram 9.00 pontos.

A segunda semifinais foi um verdadeiro show de Taj Burrow, que não deu chance alguma ao local Ammaday e fez a melhor exibição do dia com 9.23 e 9.63 nas duas melhores ondas, dando-se ao luxo de descartar 8.83 e 7.73.

Na final, Jadson repetiu a tática que vinha utilizando nas baterias anteriores e não perdeu muito tempo no outside. O brasileiro saiu na frente com 6.83 e 7.43, contra 5.83 e 7.17 de Taj. A partir daí, o australiano buscou a virada com tubos mais profundos, mas não foi feliz nas tentativas e a vitória ficou mesmo com Jadson.

“Foi especial demais surfar com a Carissa, com o Mikey e fazer a final com o Taj, ídolo máximo da minha geração. Eu nunca havia surfado de monoquilha e estava meio assim antes de vir pra cá porque é um evento muito badalado, com muita mídia, e eu não sabia como seria a minha performance aqui por nunca ter testado esse tipo de equipamento”, diz Jadson, que usou uma prancha 5’9 produzida especialmente pelo shaper Ricardo Martins. “Eu fiz de tudo com essa prancha. Peguei até esquerda nos treinos e mandei aéreo 360, carpado, full rotation, dei batida, floater… O Ricardo é um fenômeno!”, elogia Jadson.

O brasileiro soma 1.000 pontos no ranking do Four Seasons Maldives Surfing Champions Trophy, enquanto Taj tem 900. Os semifinalistas e os atletas derrotados no round 1 somam 800 e 700 pontos, respectivamente.

A categoria Biquilha será disputada nesta segunda-feira, enquanto a Triquilha e a grande final com os dois melhores do evento irão para a água na terça.

Foto: Divulgação.

Resultado da categoria Monoquilha do Four Seasons Maldives Surfing Champions

1 Jadson André (Bra)
2 Taj Burrow (Aus)
3 Mikey February (Afr)
3 Ammaday (Mld)
5 Carissa Moore (Haw)
5 Jeremy Flores (Fra)

Receba nossas Notícias no seu Email

Últimas Notícias