Confirmada nesta terça-feira, 7/6, a data para realização do Paúba Super Tubos 2022, que acontece no dia 12 de junho próximo, a partir das sete da manhã. Com “janela” aberta desde 28 de maio, o evento reúne alguns dos melhores tube riders do litoral norte paulista e premiará participantes das modalidades Open Pranchinha, Bodyboard e Bodysurf, nas categorias feminino e masculino.
Veja também:
+ Gabriel Medina e Jack Robinson dão show na Paúba. Assista
+ “Deu Paúba” – fotógrafo carioca Luiz Blanco lança olhar para a praia do North Shore paulista
+ “Rainy Day At Paúba”, pelas lentes de Mateus Prior
Em sua 5ª edição, o Paúba Super Tubos é uma competição anual, aberta para surfistas de todo o Brasil que se dedicam a encarar as ondas extremamente tubulares e quebrando bem próximo à praia de Paúba – um espetáculo único para o público.
Para esta edição já estão confirmados nomes experientes na categoria Open Masculino, como Caio Costa (Paúba), Igor Moraes (Maresias), Carlos Bahia (Maresias), Marcio Grillo (Maresias), Renan Pulga (Camburi), Marcelo Trekinho (Rio), Leo Casal (Santa Catarina), Fernando Junior (Paúba), Dário Costa (Santos) e Eduardo Motta (Guarujá).
Além disso, nomes que circulam no WSL e WQS também manifestaram interesse em competir, porém, estão dependendo de suas agendas de compromissos. No Bodyboard Masculino os big riders Dudu Pedra e Renan Faccini, além do lendário Silvio Gibi (Praia Grande) já garantiram suas inscrições, além de outros nomes de peso.
View this post on Instagram
Na categoria Bodysurf, o campeão mundial Léo Moura já está garantido. Outro nome que também está na lista é o do Rogério Caju, que já encarou as pesadas ondas de Pipeline, no Havaí, além dos locais, conhecedores das ondas da Praia de Paúba.
Na Categoria Open Feminina, Isabela Saldanha, Yasmin Neves. Nesta categoria também há competidoras que circulam nos eventos mundiais que manifestaram interesse e também estão dependendo de seus compromissos pessoais.
Na Bodyboard Feminino quatro nomes por enquanto estão inscritos: Paola Simão, Mayara Lopes, Ana Clara e Isabelli Nunes.
Este ano o Paúba Super Tubos recebe a chancela da Federação de Surf do Estado de São Paulo (SPSurf) e a organização espera que os competidores estejam com bom preparo físico. O evento só terá bandeira verde para começar quando as condições estiverem perfeitas para criarem ondas tubulares. Os surfistas terão apenas 72 horas para chegar em Paúba, assim que o evento estiver confirmado. O Tubo é a manobra, sendo a base do critério de avaliação.
“Este é um evento que a cada ano ganha corpo e respeito. Um campeonato que começou de forma despretensiosa. Foi criado em 2018, com apoio dos atletas locais da Praia de Paúba e eu espero transformá-lo no principal evento de tubos do Estado de São Paulo. Já conquistamos a homologação da SPSurf e esperamos um dia perfeito, com praia cheia e bons tubos“, disse João Pedro Costa, um dos idealizadores do campeonato, que sempre trabalha ao lado de sua esposa Fernanda Ribeiro desde a primeira edição.
Para o presidente da SPSurf, Zé Paulo, a união de esforços vai engrandecer o evento a cada ano. “O João Pedro está de parabéns e já estamos trabalhando num novo formato para o próximo ano, onde vamos eleger o campeão estadual de São Paulo, na categoria especial de tubos, em formato de circuito com três etapas. Neste ano já teremos o primeiro ranking“, adiantou o presidente da Federação.
Campeões da 4ª edição – Em 2021, os sebastianenses Igor Moraes e Isabela Saldanha conquistaram os títulos nas categorias Open Masculino e Feminino, respectivamente. O prêmio de melhor tubo feminino e masculino Open foi para Yasmin Neves e Marcio Grillo, na sequência. A expression session, melhor manobra, ficou para o surfista de Maresias, Caio Costa.
O guarujaense Bruno Rocha venceu no Bodyboard Masculino e também levou o prêmio de melhor Tubo. A niteroiense Paola Simão conquistou o título na Bodyboard Feminino. O local de Itacoatiara, Yuri Pecene, foi o campeão no BodySurf e ficou com o prêmio de melhor tubo.
As inscrições abriram no dia 3 de abril e seguiram até 28 de maio, o dia do start da “janela”.
A organização do torneio vai distribuir a premiação em dinheiro e kits aos vencedores.
Acompanhe as atualizações.
* Foto de abre: Gabriel Medina em Paúba. Crédito: Maresias Crew / A foto é ilustrativa; por questões contratuais, atletas do WSL não podem participar de outros eventos, como esse no caso.